Nissan Tiida ganha versão Flex Fuel no modelo 2009

O lançamento da Nissan Livina foi antecipada por flagrantes do Tiida com motor flexível em combustível. Considerando que os dois veículos usam o mesmo motor 1,8-litro, nada mais natural do que o Tiida ser lançado com a tecnologia Flex Fuel depois da apresentação da Livina. E o lançamento foi rápido, o que ajuda a explicar por que o Tiida vinha sendo queimado na rede por R$ 45 mil.



No Tiida, o motor melhorou de 124 cv a 5.500 rpm para 125 cv com gasolina e 126 cv com etanol a 5.200 rpm. O torque continuou no mesmo patamar de 172 Nm a 4.800 rpm para os dois combustíveis, assim como a taxa de compressão, de 9,9:1. Motores flex de outras empresas chegam a usar 13:1, um índice que aproveita o álcool muito melhor. Em outras palavras, o Tiida, com álcool, vai beber um bocado. Veja os números de consumo, obtidos pela norma NBR 7024:

Câmbio manual:

Álcool

Cidade: 7 km/l
Estrada: 9,6 km/l

Gasolina

Cidade: 11,7 km/l
Estrada: 16 km/l

Câmbio automático:

Álcool

Cidade: 6,9 km/l
Estrada: 10,3 km/l

Gasolina

Cidade: 11,4 km/l
Estrada: 17,1 km/l

O álcool, no Tiida, rende apenas 60% do que a gasolina rende. É um número bem baixo. Com ele, a continha generalista do flex, que reza que compensa abastecer com álcool se o preço do litro for de até 70% do da gasolina, não vale. No Tiida Flex Fuel, se o álcool custar mais de 60% do preço da gasolina, ele não é a melhor escolha econômica. Vai ter muita gente reclamando de autonomia baixa, com ele, apesar dos 52 l do tanque.

Em termos de desempenho, a diferença de um combustível para o outro é inexpressiva. Com câmbio manual, a máxima é de 196 km/h com álcool e de 194 km/h com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h é de, respectivamente, 9,6 s e 9,7 s. Com câmbio automático, nas mesmas situações, temos 178 km/h, 177 km/h, 11 s e 11,1 s.

Em termos de preços, houve aumento de R$ 700 nas versões S (R$ 51,89 mil com câmbio manual e R$ 55,79 mil com automático). Isso em troca de mais equipamentos, como um novo computador de bordo, portas que se travam quando o carro começa a andar e toca-CD com MP3 e entrada para iPod de série.

Nas versões SL, mais sofisticadas, o preço caiu R$ 1.810 e está em R$ 56,88 mil para a com câmbio manual (seis marchas) e R$ 60,78 mil para a com câmbio automático (quatro marchas).

Vejamos como o mercado reage ao novo hatch e quanto tempo a Nissan e as outras japonesas vão aprender a lidar melhor com o álcool. O próximo da lista com motor flex será o Sentra, que também está para chegar às revendas. Se você estiver de olho no sedã, peça um bom desconto ou espere um pouco mais.













Fonte: Nissan