"Quero um carro fácil de manter, flex, econômico e não visado por ladrões."

"Olá, Gustavo, tudo bem?

Uma amiga me passou o endereço do seu site. Muitooooooooooo interessante, ainda mais pra pessoas que não entendem nada de carros, como eu.

Tive problemas com o meu recentemente. Nunca pensei em trocá-lo. Carro para mim é um investimento que não dá retorno, mas infelizmente, por não entender nada (sim, nada, mesmo) de carros e por não ter lido o manual (mesmo após 10 anos.... hahahah), eu não troquei o correia dentada (odeio esse nome... hahah) e o motor do coitado teve q ser submetido a 10 mil procedimentos. Minha conta bancária também sofreu um desgaste terrível. Mas editando hahahahah, decidi que não dá mais.

Aí vem o problema: que carro comprar? Meu sangue judeu me colocou algumas questões como parâmetros: manutenção barata, flex, econômico, seguro barato e não pode ser visado por ladrões... hahahahahah! Será que consigo?

Me indicaram o VW Fox. Disseram-me que seria a melhor opção custo/conforto/benefício.

Mas prefiro a opinião de alguem que realmente entende de carros e sempre vai trocar a correia dentada com 50 mil km... ahahhahahah

Me ajuda?

Obrigado desde já,

Renato Krauze"


E aí, Renato, tudo bem contigo?

É, meu amigo... Não ler o manual de instruções do carro dá nisso. Correia dentada é só uma das manutenções pelas quais um carro pode precisar passar. Eu digo "pode" porque há carros que não têm correia dentada. É o caso dos veículos da Ford equipados com o motor Zetec Rocam, ou seja, do Ford Ka e do Ford Fiesta.




Eles poderiam ser boas opções para você, não fosse o caso de serem gastões, dependendo do pé e da sorte. O Ka 1-litro, comigo, já fez 4 km/l e 6,5 km/l, com álcool, o combustível com o qual ele se dá melhor. Isso, lógico, com dois carros diferentes. Por isso eu menciono a questão da sorte.

De resto, os Ford mais baratos são pouco visados para furto, fáceis de manter e têm um seguro baixo. Só vale ficar atento. Se você quiser um carro com quatro portas, o Ka está para ser apresentado. Já com relação ao Fiesta, um modelo novo deve ser apresentado no ano que vem.

Entre as outras opções deste segmento há o Citroën C3, que vem bem equipado e por um bom preço, mas não é um carro exatamente confiável e tem manutenção cara, o VW Polo, que vai mudar bastante no ano que vem, apesar de ser uma excelente opção, e o Chevrolet Corsa, que tende a sair de mercado com a chegada do novo projeto Viva.



Há dois carros que correm risco baixo de renovação, o Fiat Punto e o Renault Sandero, por serem modelos lançados há pouco tempo.




O Punto é um bom automóvel, mas vem apresentando muitos problemas de acabamento e deve receber uma mudança leve na grade dianteira, nada que comprometa. Já o Renault Sandero tem um espaço interno invejável e um preço de tirar o chapéu. A manutenção é baixa e a garantia é de três anos, o que elimina muitas preocupações. Fazendo as revisões recomendadas no manual (vê se lê dessa vez, Renato!), é carro para dez anos ou mais, como o seu antigo.

Quanto ao Fox, ele é um bom automóvel e tem posição alta de dirigir, o que pode ser ótimo para quem gosta disso. Eu, particularmente, gosto mais de posições mais baixas de dirigir, e nisso o VW Gol é, além de mais atual, mais interessante. O Fox vai mudar de aparência no meio deste ano. Recomendo a você esperar, se você se decidir por ele, mesmo.

Aliás, se você quiser restringir suas escolhas, diante de seus critérios, e para uma compra imediata, eu recomendaria a você olhar o VW Gol e o Renault Sandero. Só fique atento ao seguro do Gol. Dizem que ele está mais baixo, mas, por ser um carro tão popular, é possível que ele entre rapidamente na lista dos mais furtados.

Seja qual for o carro que você escolher, é bom ficar de olho nas manutenções restantes, como troca de óleo, de velas, de discos de freio e de lonas, de amortecedores, alinhamento e balanceamento.

Espero que isso o ajude na escolha do carro novo.

Um abraço,

Gustavo