Em maio de 2008, um Ferrari 250 GT SWB California Spyder 1961 foi vendido por 7,04 mulhões de euros, algo como R$ 20,29 milhões, o que o tornou o carro mais caro de toda a história. Em maio de 2009, um outro Ferrari, mas desta vez um Ferrari Testa Rossa 1957, foi vendido por um preço ainda maior: 9,02 milhões de euros, ou mais exatamente R$ 25,662 milhões, ao câmbio de hoje. O título de carro mais caro do mundo, como você pode imaginar, mudou de mãos.
Não é surpresa que o 250 Testa Rossa tenha atingido este preço. Desenhado pela Carrozzeria Scaglietti e com apenas 22 unidades produzidas, o carro foi usado em 19 corridas internacionais, das quais ele levou 10. Isso tornou a unidade à venda especialmente interessante para os compradores que a disputaram no leilão "Ferrari Legenda & Passione", realizado em Maranello, na Itália. Gente do mundo todo. A RM Auctions, responsável pelo leilão, não informou quem foi o comprador nem de onde ele vem, o que não é nenhuma surpresa, considerando o preço do carro. De todo modo, devemos voltar a ouvir falar nele na edição deste ano do Pebble Beach Concours d'Elegance, o evento de antigos mais glamuroso do mundo.
O carro mais caro do mundo tem motor V12 de 2.953 cm³ e é controlado por seis carburadores Weber 38 DCN, o que lhe permite produzir 300 cv a 7.200 rpm. A transmissão, manual, é de quatro marchas. Apesar de o carro certamente acelerar um bocado, seus freios são todos a tambor, equipamentos que, em freadas fortes, perdem rapidamente a eficiência, tão rápido quanto o carro chega aos 100 km/h. Isto é certamente o que fez alguns dos caras que dirigiram essas máquinas serem considerados heróis. Ou completamente loucos...
Fonte: RM Auctions