Dois VW Scirocco GT24 ficaram em primeiro e segundo lugar em sua categoria em uma das provas mais prestigiadas do mundo, as 24 Horas de Le Mans, no ano passado. Os carros chamaram tanto a atenção que a Volkswagen decidiu testar se o público estaria interessado em comprar o carro com o Scirocco Studie R. Aparentemente, a reação foi tão boa que a empresa se decidiu a colocar o carro em produção. O modelo, chamado de Scirocco R, foi oficialmente apresentado hoje. Em fotos, pelo menos.
A apresentação ao vivo do esportivo se dará em paralelo com outra corrida de bastante relevância, as 24 Horas de Nürburgring. Cinco Scirocco R competirão na prova, a fim de demonstrar as capacidades dinâmicas do novo Volkswagen.
Equipado com um motor 2.0 TSI com potência ampliada para 265 cv a 6.000 rpm e 350 Nm a 2.500 rpm, o carro usa rodas de aro 18" e pneus 235/40 R18. A velocidade máxima, eletronicamente limitada, é de 250 km/h, mas os tempos de aceleração dependem do câmbio que o freguês escolher. Se for o manual de seis marchas, que deixa o carro com 1.333 kg, ele irá de 0 a 100 km/h em 6,5 s. Se for a caixa DSG, 20 kg mais pesada (1.353 kg), o carro será 0,1 s mais rápido (6,4 s), o que prova a superioridade da caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem. A transmissão DSG também é mais comedida no consumo: 12,2 km/l, em vez dos 12 km/l que a caixa manual permite.
A tecnologia não ajuda o carro apenas a ser ecologicamente mais correto e mais rápido. Ela também serve para mantê-lo na trajetória certa, como mostra o diferencial de deslizamento eletronicamente limitado, o XDS. Segundo a VW, isso torna o Scirocco, que tem tração dianteira, menos sujeito ao subesterço, quase como um carro de tração traseira. Isso seria algo que nós adoraríamos avaliar algum dia. A bem da verdade, nós gostaríamos de avaliar o carro inteiro, que parece ser uma das melhores máquinas já criadas pela Volkswagen em muito tempo.
Fonte: VW