Lançada em 2005, a atual geração do Audi A6 não poderia assistir à chegada do novo Mercedes-Benz Classe sem esboçar reação. Como a chegada de uma nova geração do carro só acontecerá em 2011, ele, que já fazia boa figura, só deu uma melhorada no visual e adotou um motor menor e mais forte para enfrentar a concorrência. Pode ter funcionado bem, já que o carro é bonito à beça de admirar. Confira:
Vendido em duas versões, Sport e Sport Plus, o carro terá preços, respectivamente, de R$ 279,7 mil e de R$ 294,7 mil.
Na versão de entrada, o carro oferece acabamento em alumínio micrometálico, tração integral permanente quattro (com distribuição de 60% da força nas rodas traseiras como padrão), faróis bixenônio com LEDs integrados como DRL (luzes diurnas), MMI (Multi Media Interface, com tela de 6,5”), seis airbags, regulagem elétrica em altura e distância para o volante, sistema de auxílio ao estacionamento Audi Parking System Plus, rodas de liga-leve de aro 18” e bancos elétricos com duas memórias (tanto do motorista quanto do passageiro).
No pacote Sport Plus, o acabamento é todo igual ao dos modelos S da Audi, sem que a performance esteja necessariamente diferente. A mais ele oferece sistema de som Bose, bancos esportivos, rodas de liga-leve diferenciadas e acabamento em aço escovado.
De todas as mudanças, a mais significativa é mesmo a do motor, que deixou de ser o V6 de 3,2 litros para se tornar mais compacto, com 3-litros e um compressor mecânico que é um espetáculo à parte. Em vez de ter intercoolers agregados para uma maior admissão de ar no motor, ele os traz integrados, um de cada lado. Segundo a Audi, o fato de serem integrados ao compressor torna a manuntenção muito mais simples do que se eles estivesse fora. Assim esperamos...
Apesar de menor, o motor é mais forte: tem 290 cv, contra 255 cv do anterior, e um torque digno de V8, com 420 Nm, contra 330 Nm do modelo anterior. O mais impressionante é que tanto o torque quanto a potência são mantidos por uma faixa de rotação larga, sem um pico. O torque, por exemplo, se mantém em 420 Nm de 2.500 rpm até 4.850 rpm. A potência fica em 290 cv de 4.500 rpm até 6.800 rpm.
Isso, como se pode imaginar, representa acelerações vigorosas (0 a 100 km/h em 5,9 s) e muita tranquilidade em ultrapassagens. Pena que nem todo mundo tem R$ 300 mil sobrando na conta...
Fonte: Audi