Chevrolet Volt de pré-produção já circula em testes

Não seria exagero dizer que o carro mais esperado dos últimos anos é o Chevrolet Volt. Ele será o primeiro modelo elétrico de autonomia estendida. Mais do que isso, será o primeiro fabricado em grande escala por uma montadora tradicional, a GM. À medida que seu lançamento se aproxima, a empresa faz questão de mostrar seu desenvolvimento que, dizem, está à frente do esperado. Veja abaixo como deve ser o modelo que chegará às concessionárias dos EUA.



Como de costume, não é o caso de os brasileiros terem muita esperança de ver essa máquina revolucionária por aqui, mas ele deve chegar a nosso mercado, mesmo que seja por importação independente. O mais provável, no entanto, é que, a exemplo da China, ele encontre espaço para ser fabricado na América do Sul. Só resta saber em que país, uma vez que a Argentina vem ganhando espaço quando se trata de fabricar modelos maiores e mais caros. É possível que o sucesso do carro nos EUA determine a velocidade de sua disseminação. E ele deve ser grande. Afinal, o Volt promete ser uma das facetas do futuro.

Isso se deve, primeiro, às baterias de íons de lítio que, carregadas na rede elétrica comum, permitem ao carro rodar os primeiros 60 km só com eletricidade. Essa quilometragem é suficiente, segundo a GM, para que 78% dos motoristas norte-americanos não gastem uma gota sequer de combustível em seus deslocamentos diários. O Volt usa gasolina ou E85 (combustível com 85% de etanol e 15% de gasolina). Estranho, para um carro que se diz elétrico? Nem tanto.

O combustível serve a um motor turbo e flexível em combustível de 1,4 litro turbo, pertencente à Família 0 e usado em modelos europeus da GM. Mais do que um motor, ele é um gerador de energia elétrica. Com ele, o Volt consegue ampliar sua autonomia para 1.030 km.

Com esse sistema, levando em conta a distância média percorrida pelos motoristas norte-americanos por ano, de 22 mil km, o Volt conseguirá poupar 1.900 litros de gasolina.

A produção do Volt começa só em 2010, talvez até no primeiro trimestre de 2011, mas já sabemos o que esperar: um notchback (carroceria de "dois volumes e meio", ou seja, com formato de sedã, mas com tampa traseira) com quatro lugares, 301 l de porta-malas, 4,40 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,43 de altura e um entreeixos de 2,69 m.

A máxima é limitada a 161 km/h, para preservar as baterias de íons de lítio, mas poderia ser mais alta, considerando o motor elétrico de 150 cv e incríveis 370 Nm de torque. Considerando que a GM promete que o desenvolvimento do carro se manterá nos trilhos, ainda que ela não tenha conseguido ficar nos seus, o que nos resta é torcer pelo lançamento breve do carro. E por seu sucesso.





Fonte: GM