"Qual seria o melhor carro, entre estes, para uma família que cresceu?"

"Caro Gustavo,

Parabéns pelo site. Demorei um pouco para achar um tão completo quanto o seu.

Necessito de ajuda para uma possível troca de carro. Tenho um Toyota Corolla SE-G 2004 com 70 mil km que, até o momento, não me deu grandes problemas de manutenção. Como a família cresceu (duas filhas), e o carro já está um pouco rodado, decidimos verificar o mercado em busca de alternativas. Elas são:

- Hyundai Tucson e Azera
- Kia Sportage, Carens e Magentis
- Toyota Corolla XEi

As propostas são diferentes, eu sei, mas os preços são similares.

Apesar de não ser mandatório, eu me acostumei com a comodidade do automático, mas prezo mais pela segurança. Fazemos algumas poucas viagens (600 a 1.000 km) ao longo do ano. No resto, seria percurso urbano. Claro que me preocupo com a manutenção, considerando preço e prazo de entrega de peças.

Grato,

--
Rogério Aoki Romero
www.swim.com.br
www.rogerioromero.com.br"


Prezado Rogério, é uma honra receber uma consulta sua aqui no MotorDicas. Só lamento não ter conseguido respondê-la mais rapidamente.

Para quem não sabe, o Rogério Aoki Romero é um de nossos maiores competidores olímpicos. Ele é o único nadador brasileiro que chegou às finais em quatro edições das Olimpíadas: Seul (1988), Barcelona (1992), Atlanta (1996) e Sydney (2000) e foi o primeiro do mundo a estar presente em cinco Olimpíadas (1988, 1992, 1996, 2000 e 2004). O currículo dele é extenso, mas o negócio, aqui, é falar de carro. Só vale a pena comentar o grande exemplo que o Rogério é para a garotada brasileira e agradecer pela deferência. De coração.

Seguindo a descrição que você me passou, Rogério, você quer um carro espaçoso, seguro (para suas duas filhas), com manutenção fácil (para não ficar esperando pelo carro ser consertado), confiável e confortável, com câmbio automático. Diante disso, vale dizer a você que, na sua lista, a quantidade de importados é grande. E importados costumam ter manutenção e disponibilidade de peças mais complicada.

Com isso em mente, eu não recomendo a você nenhum dos modelos da Hyundai. Apesar de serem carros excelentes, o pós-venda da marca deixa a desejar. E não é só nos casos que conheço que eu baseio essa opinião, mas numa reportagem da Band FM sobre a marca. Clique no link para ouvi-la. Em todo caso, e para ser justo, a Quatro Rodas elegeu o Azera como a Compra do Ano. O carro realmente oferece um conteúdo que nenhum oferece pelo mesmo valor, mas ele tende a desvalorizar e, com essa questão da manutenção, não seria a minha recomendação.



A Kia, por outro lado, tem um excelente estoque de peças e a seriedade do grupo Gandini. De todas as importadoras que começaram com a abertura das importações, a da Kia foi a única que se manteve firme apesar das adversidades. Com isso em vista, a questão da manutenção tende a ser menos complicada, mas é bom lembrar: os carros da marca são feitos na Coréia do Sul. Se uma peça tiver de vir de lá, talvez isso leve muito tempo. Em todo caso, considerando que você quer um veículo espaçoso, confortável, seguro e versátil, eu recomendaria a você a Kia Carens, uma minivan que anda vendendo muito bem. De todos os modelos que você apresentou, seria a minha escolha se eu estivesse em seu lugar e com as mesmas necessidades.

O Corolla XEi é um carro que você já conhece e que está ainda melhor na nova geração, mas ele não é muito mais espaçoso do que o anterior, o que não resolve seu problema de espaço. Em compensação, ele tem peças nacionais, manutenção simples (quando é necessária, o que é raro) e bom valor de revenda.

Se eu pudesse recomendar a você um veículo no qual você ainda não tenha pensado, eu lhe indicaria a Renault Mégane Grand Tour, um modelo nacional, bom de dirigir, seguro e com fabricação nacional. Também é um bocado espaçoso, com um excelente porta-malas. No ano que vem o modelo novo deve chegar ao mercado, mas o modelo atual continuará em linha. Isso porque a nova perua virá da Argentina, deixando a atual Grand Tour como uma opção mais em conta. Isso diminuirá os riscos de desvalorização.

Considerando as viagens que você faz, certifique-se de que sua escolha tenha uma boa rede de revendedores ou, no mínimo, assistência 24 horas em todo o território nacional. Também faça uma cotação de seguros. O modelo que apresentar os valores mais altos é o menos indicado para sua compra não só por conta de manutenção e peças, mas também por ser mais visado para roubos e furtos. Espero que esta consulta o ajude a se decidir melhor, Rogério. E parabéns por sua bonita carreira no esporte nacional.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo