VAZOU! - Veja como será a nova geração do Citroën C3, que chega aqui em 2011

Não é mistério nenhum que a Citroën pretende substituir em breve o C3 por um modelo novo. Pelo menos na Europa, como de costume. No Velho Mundo, a demora já estava até custando à Citroën em vendas, mas a empresa resolveu se mexer e a mexida parece ter sido das boas, como se pode ver pelas fotos que o World Car Fans obteve de um leitor anônimo.



Além destas imagens, o leitor misterioso também forneceu ao WCF algumas informações. Essas fotos, por exemplo, foram tiradas durante a apresentação do carro a concessionários da França no ultimo dia 23 de junho e mostram uma carroceria inteiramente nova para o carro. Apesar de se dizer que a plataforma é a mesma usada no modelo antigo, o novo C3 parece maior. Dentro do veículo, essa impressão tende a se reforçar não apenas por algum eventual ganho efetivo de espaço, mas também pelo uso do parabrisa VisionSpace, que invade a porção inicial do teto para ampliar a visão do motorista, especialmente com relação a semáforos, por exemplo.

O novo C3 traz o logo que a Citroën passou a adotar, arredondado, o que tanto pode ser visto como uma modernização como um afastamento do que a marca realmente representava. Afinal de contas, o emblema mostrava dentes da engrenagem que Andre Citroën inventou. No formato "mais moderno", a engrenagem não funcionaria.

Outra coisa que o leitor revelou a respeito do novo carro é que ele não vai substituir o antigo, como esperávamos, mas sim ser vendido ao lado dele. O C3 atual seria a versão de entrada e o novo, uma mais sofisticada. Além deles dois, chega em breve também o DS3. Pode ser que a Citroën consiga viver com três hatches no mesmo segmento, a exemplo de Volkswagen e Fiat, mas haverá espaço para isso? Esperemos.

O carro deve começar a ser vendido na Europa entre sua apresentação oficial, no Salão de Frankfurt, em setembro, e março de 2010. Os motores devem ser os mesmos usados hoje no C3, variando de um 1,1-litro a gasolina de 59 cv a um 1,6-litro a diesel de 108 cv. No Brasil, devemos continuar com os motores 1,4-litro e 1,6-litro, ambos flex, respectivamente com 82/80 cv e 113/110 cv, com álcool/gasolina.





Fonte: World Car Fans