Estradas de chão? Aí, sim, a escolha é um utilitário esportivo. Um de verdade...

"Prezado Gustavo,

Tomei conhecimento do seu blog na internet e gostei da forma direta como você responde às duvidas das pessoas, sem aquela posição 'em cima do muro' que podemos observar em outros locais. Assim, encorajo-me a lhe expor a minha situação e a lhe enviar o meu questionamento, na esperança de contar com a sua ajuda.

Estou pretendendo adquirir um veículo que nos proporcione mais conforto em viagens mais longas, assim como em viagens para locais mais "rústicos". Inicialmente usaremos bastante o carro em dois trechos: Guarapari/Brachuy e Guarapari/São Paulo. Mas temos planos, agora que estamos com mais tempo e também não temos mais filhos em casa, de fazermos uma viagem mais arrojada, provavelmente no ano que vem, até a Patagônia. Pretendemos também usar o carro para explorar alguns locais do interior do ES, MG e BA em que só se chega por estrada de chão. Dependendo da época do ano, estas estradas ficam BEM ruinzinhas.

Nós, eu e minha mulher, temos atualmente dois Corollas XEI, um 2005 e o outro 2006, que pretendemos vender para comprar o carro "novo", seja ele um modelo zero quilômetro mesmo ou um usado que esteja bem conservado. Vai depender do que encontrarmos. Aqui onde estamos agora não precisamos de dois carros, pois tudo é perto e conseguimos nos virar com um carro só, bem diferente de São Paulo. É um fator inclusive que torna desnecessário que o carro novo seja automático, pois não vamos ter quase nenhum uso urbano para o mesmo.

A minha mulher pensou inicialmente em um Mitsubishi Pajero TR4, mas eu acho que não seria muito confortável para viagens mais longas, apesar de me parecer uma boa alternativa para as estradas de chão. Eu pensei em um Toyota RAV4, que é mais para o estilo SUV sem ser muito grande. Mas me falaram que apesar de ser 4x4 é muito frágil para usar em estrada de chão. Achei o preço também meio caro quando comparado com o TR4, além de o pessoal da revenda Toyota aqui no ES ser muito ruim de jogo. Estamos um pouco perdidos.

Para completar, da minha parte gostaria também de um veículo que, dentro das condições de uso descritas acima, seja em primeiro lugar SEGURO, o mais econômico dentro do possível e fácil de manter (boa rede de oficinas e peças fáceis de achar).

Desde já agradecido pela atenção,

Roberto Torres
Guarapari - Espírito Santo"


Como você está, Roberto, tudo certo? Espero que sim.

Você é um caso típico para o qual eu recomendaria um utilitário esportivo: pretende enfrentar estradas de chão bem ruinzinhas, o que as torna praticamente off-road, não vai usar o veículo tanto na cidade, quer fazer viagens longas e precisa de um automóvel com vão-livre grande e com tração nas quatro rodas, de preferência com marcha reduzida. Só tive uma dificuldade: determinar a faixa de preço que você está disposto a gastar.

Você falou no Mitsubishi Pajero TR4, que custa na faixa de R$ 70 mil, e no Toyota RAV4, que sai por cerca de R$ 130 mil, mas que você achou relativamente caro comparado ao TR4. Vou usar, de todo modo, a referência de preço do RAV4 para podermos pensar em mais opções. E eu cheguei a duas que acho bastante interessantes, uma em veículos novos e uma em usados.

Dentre os modelos que são modernos, confortáveis, com motor pequeno e bons de off-road, o melhor atualmente à venda é o Suzuki Grand Vitara 2-litros, que sai por pouco mais de R$ 80 mil. O problema, no seu caso, será encontrar uma concessionária próxima. A Suzuki ainda não tem representação no Espírito Santo.





Em todo caso, o Grand Vitara tem marcha reduzida, bom nível de equipamentos e é bastante resistente (basta ver os que rodaram no Brasil por tantos anos sem uma assistência oficial). Também é maior e mais confortável que o TR4 por um valor não tão mais alto assim. Dizem que o modelo 2-litros é meio anêmico, mas também econômico, diante das possibilidades. O V6 3,2-litros, por R$ 120 mil, talvez seja um bom investimento.

Entre os usados, eu recomendo a você uma boa olhada nos Land Rover, em especial no Discovery 3. Há opções a diesel (para você, pode ser uma boa) e a gasolina na faixa dos R$ 120 mil. O Defender é mais barato, mas eu só o recomendo a quem vai rodar com o carro mais em estrada de terra que em asfalto. O Defender, aliás, sofre e faz sofrer quando está em estradas pavimentadas. Ele não esterça, é desconfortável, rústico e ruim de dirigir, o que muda bastante quando ele está em seu habitat. Na terra, ele sobe parede e não para em lugar nenhum.





O Discovery 3 segue o mesmo padrão no que se refere à terra, mas não ao asfalto. Ele é confortável até demais em pisos pavimentados, o que o torna não muito esportivo, mas é um senhor automóvel.

Nos dois casos, só fique atento a manutenção e custos de seguro. Cote antes de fazer sua escolha. De todo modo, utilitários têm pneus mais caros e peças mais caras. Não temos utilitários feitos no Brasil que sejam modernos o suficiente para que eu os recomende a você, só um monte de projetos ultrapassados que, infelizmente, custam pouco para fazer e têm um público grande que os garante no mercado. Enfim, cada mercado tem aquilo que merece... Por conta disso, qualquer utilitário que valha a pensa considerar terá peças importadas e será caro. Uma alternativa seria o Toyota Hilux SW4, mas só usado, já que seu preço, novo, é proibitivo. Espero que as dicas o ajudem, Roberto.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo