Miura M-1 deve trazer marca de carros fora-de-série de volta à vida em 2010

Quando os importados eram um sonho distante, a melhor forma de se diferenciar no trânsito das grandes cidades era ter um esportivo fora-de-série. De todos os que foram criados, alguns dos mais desejados certamente foram os criados pela Miura. Extinta, a marca voltará a dar frutos em 2010, por meio do empresário Alexandre Rangel, do Rio de Janeiro. E a reestreia deve se dar com esse carro, o M-1.



“Estamos trabalhando no projeto desde 2004, quando observamos que o registro da marca estava vencido. Em 2005 fizemos um acordo com os antigos proprietários da marca, o que nos resultou no registro definitivo em 2007. A partir dai decidimos iniciar o projeto de relançamento do Miura”, disse Rangel ao MotorDicas.

Com chassi tubular de aço carbono e carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro, o M-1 terá mecânica semelhante à dos últimos modelos da marca, um quatro-cilindros de 2-litros fabricado pela Volkswagen, flexível em combustível. Ele produz 116 cv com gasolina a 5.200 rpm, 120 cv com álcool a 5.250 rpm e tem torque de 170 Nm a 2.250 rpm com qualquer um dos combustíveis. O câmbio também é o mesmo usado no Golf, um manual de cinco marchas ou, opcionalmente, um automático de seis. A tração, por conta disso, é dianteira. O carro terá comprimento de 4,36 m, com um entreeixos de 2,48 m.

De maneira inteligente, Rangel optou por manter o M-1 muito parecido com os últimos modelos da Miura, para preservar a identidade do veículo e o apelo que ele terá com os fãs da marca. Estão no modelo os faróis escamoteáveis, as portas com abertura por controle remoto e o vidro traseiro envolvente, além de uma faixa dourada no para-choque dianteiro e de uma lilás no traseiro, bastante familiares para quem se lembra dos esportivos do Rio Grande do Sul. “Isso diz respeito ao neon, que foi um destaque do Miura. Neste carro, elas virão como opcionais”, disse Rangel.

Ainda assim, os próximos carros da marca devem ter desenho mais ousado, além de uma mecânica mais forte. “Optamos pelo 2-litros para manter a motorização anterior dos Miura, mas, com o tempo, planejamos investir em motores mais potentes.” Rangel pretende apresentar o primeiro protótipo do carro no ano que vem. “Ele ainda não está pronto, mas está sendo feito em parceria com a Autos Fibra (www.autosfibra.com.br) e contamos com o lançamento dele para o início de 2010.”

As vendas dependem do desenvolvimento do veículo, mas o preço já tem uma estimativa: R$ 100 mil. Esse valor inclui suspensão independente nas quatro rodas, a ar, ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, volante escamoteável, bancos elétricos, computador de bordo com sintetizador de voz, airbag dianteiro, abertura das portas por controle remoto, interior em couro, faróis escamoteáveis de xenônio, GPS, toca-DVD, sensor de pressão dos pneus e rastreador. Sensores de estacionamento na dianteira e na traseira são opcionais.

Para comemorar o retorno da marca ao mercado, a Miura destinará as 20 primeiras unidades a uma série especial. Rangel espera produzir cinco veículos por mês. Havendo espaço para a volta dos fora-de-série, talvez outras empresas, como a Puma e a Santa Matilde, podem se animar a voltar às ruas brasileiras. Assim esperamos!















Fonte: Novo Miura