Mitsubishi lança substituto do Pajero Sport, o Dakar, sem substituição

A Mitsubishi apresentou hoje no Brasil um utilitário esportivo que ela lançou oficialmente na Rússia há pouco mais de um ano. Trata-se da nova geração do Mitsubishi Pajero Sport. A questão é que, no Brasil, a nova geração do Pajero Sport não será sua nova geração, mas um modelo de preço superior, chamado de Pajero Dakar. Com início das vendas em agosto, ele chega ao Brasil importado da Tailândia por R$ 152,99 mil.



Com 4,70 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,80 m de altura e 2,80 m de entreeixos, o Pajero Dakar é construído sobre a base da picape L200 Triton. Como ela é feita no Brasil, isso facilitará a nacionalização deste novo utilitário. Isso permite que ele seja rapidamente nacionalizado, o que deve torná-lo mais barato (pelo menos para a Mitsubishi). Até o motor oferecido no utilitário é o mesmo: um quatro-cilindros a diesel de 3,2 litros, 165 cv a 3.800 rpm e 374 Nm a 2.000 rpm. No exterior, o carro tem outras opções, como um V6 3,5-litros e um 2,5-litros, ambos a gasolina. O V6 também é oferecido no Brasil, mas na picape Triton.

Em termos de habilidades no fora-de-estrada, o Dakar tem ângulo de ataque de 36º, ângulo de saída de 25º, ângulo de subida de 35º e inclinação lateral de até 45°. A suspensão é independente nas quatro rodas, mas os freios a disco, não. Atrás, o utilitário usa tambores. Mal negócio em um veículo tão caro. As rodas são de aro 17", com pneus 265/65 R17.

Com opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro (não podia ser de cinco, não?), o Dakar vem equipado, mas só em um nível mínimo para um carro nessa faixa de valor: dois airbags dianteiros (só), ABS, EBD, sensor de estacionamento, abertura das portas por controle remoto, toca-CD com MP3 e Bluetooth, computador de bordo e ar-condicionado digital. Nada demais.






Fonte: Mitsubishi