Nós já apresentamos a vocês desenhos do primeiro veículo do mundo exclusivamente projetado para a polícia, o Carbon Motors E7 (cujo nome deve mudar em breve, escolhido por policiais dos EUA). Depois da estréia oficial do carro, em Chicago, agora também mostraremos as fotos oficiais do modelo. Poderíamos colocar nelas a marca d'água do MotorTips, mas detestamos marcas d'água, que enfeiam as fotos e prejudicam nossos leitores. Além disso, são de divulgação, mas nós as conseguimos primeiro. Assim sendo, reproduzam-nas à vontade, mas não se esqueçam de citar a fonte (crédito com link ativo é o mais legal de todos). Aqui estão elas!
O E7 é um sedã de 5,08 de comprimento, 1,98 m de largura, 1,63 m de altura, 3,10 m de entreeixos e 1.800 kg de peso (mesmo com estrutura de alumínio). Curiosamente, apesar de voltado aos EUA, o E7 tem um motor 3-litros (possivelmente um seis-cilindros em linha) turbodiesel. Capaz de gerar 300 cv e 356 Nm de torque (dado que deve estar errado, considerando que motores a diesel são bem mais torcudos que isso), o motorzão levará o E7 à máxima de 250 km/h e a 96 km/h, partindo do 0, em 6,5 s. A economia divulgada para o carro, em ciclo misto, é de 12,75 km/l. Pode ser o jeito mais fácil de convencer os norte-americanos sobre as atuais vantagens dos motores a diesel.
Carregado de sistemas de patrulhamento, como reconhecedores automáticos de placa, detectores de ameaças biológicas e radioativas, luzes de emergência integradas e até radar, o E7 tem outros dispositivos interessantes, como as portas traseiras suicidas, para facilitar o transporte dos suspeitos, e a capacidade de suportar a impactos de até 120 km/h na traseira, uma cutucada de leve nos Ford Crown Victoria, os preferidos dos guardas norte-americanos até começarem a pegar fogo depois de batidas no porta-malas. A preferência pelo Ford se dava pela tração traseira, algo que o E7 também oferece.
O único pênalti do E7 parece ser a blindagem, que é de nível NIJ Level III-A só nas portas dianteiras e no painel dianteiro, um erro. Blindagem segura, só a completa. É possível que a empresa tenha deixado de mencionar a blindagem nos vidros e no separador dos bancos traseiro e dianteiros. O que é certo é que o espaço reservado aos suspeitos está descoberto. Se vier bala, e se o suspeito for inocente, o azar é dele.
Os preços só serão divulgados nos próximos meses, assim como o local de fabricação do veículo, ainda não definido (o que levanta suspeitas se o projeto um dia sairá do papel ou não). O caso é que, se sair, ele deve ter preço próximo do dos veículos "paisanos" modificados para enfrentar o crime. E, mal e mal, o carro realmente existe, como se vê nas fotos. Que ele ajude a tornar as ruas mais seguras!
Fonte: Carbon Motors