Vale a pena comprar um usado que já saiu de linha?

"Prezado Gustavo,

Estou querendo adquirir um carro, que possivelmente será um Renault Mégane Hatch 1.6, ano 98, do meu irmão. O carro aparentemente está bom, porém gostaria de saber mais informações sobre os valores da manutenção preventiva e peças. Em um site na internet vi uma pessoa de São Paulo citando a loja 'Renotech' como referência para aquisição de peças por ótimos preços. No Rio de Janeiro existe alguma loja similar? Os gastos com esse carro são tão altos quanto a fama? Segundo meu irmão, não, porém não custa nada ratificar a informação.

Desde já agradeço a atenção,

Diego Zainho"


Como vai, Diego?

Seu e-mail suscita uma discussão interessante: vale a pena comprar um carro usado, ainda que bem equipado, que já tenha saído de linha? No seu caso, a pergunta é ainda mais delicada: um usado que saiu de linha há mais de dez anos e importado? A resposta, como sempre, varia de caso a caso, mas, na média, a resposta é não.

Carros fora de linha há mais de dez anos não têm mais uma produção regular de peças de reposição, especialmente se tiverem sido vendidos em volumes relativamente pequenos. Quando os volumes são grandes, empresas pequenas acabam se especializando em manter o fornecimento de peças. O mercado, nestes casos, é certo.

Se são importados, a situação se agrava, já que o modelo não tinha fornecedores nacionais que pudessem se interessar em manter a produção de peças. Assim, elas têm de ser importadas. O caso do Citroën XM é famoso. Usado, seu preço caiu bastante, tanto que o preço de uma porta nova equivalia ao carro inteiro. Há modelos que, só de bater a dianteira, com quebra dos faróis e não mais que isso, já têm perda total. O valor do conserto não compensa.

Por mais que você conheça o carro e saiba que ele está em excelente estado de conservação (se for este o caso), um veículo com dez anos de idade já tem uma série de itens de desgaste que estão no final de sua vida útil. Uma revisão caprichada é quase certa, e o valor desta revisão, considerando a idade e fato de o carro ser importado, não será baixo.

Importados velhinhos são normalmente modelos de valor bastante baixo e que podem tanto ser pouco visados, por serem poucos, como objeto de encomenda de bandidos para fornecimento de peças. Fique atento a isso e pese bem se você arriscaria ter um carro sem seguro. Isso porque o seguro de um importado usado costuma ser bem caro.

Sei que há algumas lojas especializadas em algumas marcas, mas não sei dizer a você se há alguma ligada à Renault no Rio. Talvez nossos internautas possam ajudá-lo a descobrir isso. O caso é que, mesmo a loja sendo em outro Estado, seus preços podem ser mais vantajosos mesmo com envio pelo correio.

Se você realmente optar por ficar com o carro, faça uma pesquisa dos itens de manutenção mais frequente e do valor do seguro. Se preferir pensar melhor, estude a compra de um modelo mais novo com preço equivalente. O grande risco que você corre, ao comprar um importado usado, é adquirir um veículo para usar no dia-a-dia e ficar na mão por uma quebra de peças durante um tempo além do razoável.