Gordon Murray celebra primeiro ano do projeto T.25

Gordon Murray é o criador de um dos automóveis mais fantásticos de todos os tempos, o McLaren F1. Apesar de ele ser absolutamente voltado a performance, Murray ama carros e propôs, há exatamente um ano, uma resposta às preocupações atuais com emissões de gás carbônico e transporte de um modo geral. Chamado de T.25, este projeto é tido como revolucionário não apenas em desenho (note que as duas rodas dianteiras se projetam para fora da carroceria), mas também em métodos de produção e racionalidade. Infelizmente, o T.25 comemorou seu aniversário todo coberto.



Apresentado ao lado de dois ícones atuais e do passado entre os urbaninos, o Fiat 500 e o Mini, o T.25 é tão pequeno que dois deles cabem lado a lado em uma mesma faixa no Reino Unido. Três deles podem estacionar perfeitamente em uma vaga regular para um carro só naquele mesmo país. Tudo isso gera uma economia de espaço fantástica sem colocar em risco a existência do automóvel, algo que o Dia Mundial Sem Carros tem a pretensão de estabelecer (de dia passar a mês, depois a ano...).

Apesar de compacto, o T.25 promete uma segurança equivalente à de carros maiores (pelo menos quatro estrelas na EuroNCAP, segundo a Gordon Murray Design, empresa que Murray criou para levar seus projetos adiante). O novo carrinho promete ser barato de comprar e de manter, seguro, moderno e com bom desempenho, uma vez que, por ser pequeno e leve, qualquer motor o fará andar mais que notícia ruim. A apresentação oficial do T.25 deve acontecer em outubro do ano que vem, mas torcemos para que ele apareça antes disso.









Fonte: Gordon Murray Design via AutoBlog