Fiat Punto T-JET se prepara para vir ao mercado

A Fiat ainda tem alguns grandes lançamentos pela frente, como a Strada com cabine dupla, o Bravo e o Campagnola, mas pelo menos um certamente chega ainda este ano. Trata-se da versão "brava" do Punto, a T-JET, que recebe o mesmo nome do motor que o anima, o 1,4-litro 16V turbo de 152 cv, movido apenas a gasolina. E podemos afirmar isso porque o carro foi flagrado por nosso leitor Fernando Augusto Coelho Pinho, de Belo Horizonte, enquanto fazia as fotos de divulgação que, no lançamento, estarão em todos os meios. Aqui também, mas por que não antecipá-las?



Os adesivos T-JET são visíveis tanto no carro amarelo acima quanto no branco, logo abaixo, na parte inferior direita da porta dianteira. Nas fotos seguintes, nota-se o emblema também no canto inferior direito da tampa traseira do carro.

"Eu estava próximo da minha loja quando percebi uma movimentação estranha no estacionamento ao lado... Havia uma carreta da SADA tampando a visão de quem passava na rua! Ao me aproximar, percebi que havia um vão entre a carreta e uma parede, tirei a minha máquina e comecei a fotografar. Quando o pessoal percebeu a minha presença, correu atrás de mim gritando que eu não poderia estar tirando fotos pois iria prejudicar a estréia do carro! Aí já era tarde...", conta Fernando, que fez as fotos há exatamente uma semana.

No Punto, o motor 1,4-litro 16V deve transformar o carro em um verdadeiro "pocket rocket", ao contrário do Polo GT, que não honra a denominação e fica a dever bastante até à própria família, mais especificamente ao GTI (quem diria que um I poderia representar mais de 30 cv...). A questão é que, como no Linea, enquanto o turbo não entra, o que só começa a acontecer a partir de 1.000 rpm, o motor é um 1,4-litro. O turbo lag, pelo menos no Linea, é muito perceptível e pode fazer o motorista passar vergonha algumas vezes, com o motor morrendo em situações em que não deveria.

Nesse ponto, a receita da Volkswagen parece muito melhor. Em seu 1,4-litro turbo, o 1.4 TFSI, são empregados tanto o turbocompressor, para as altas rotações, quanto o compressor mecânico, para as baixas, deixando o comportamento muito mais uniforme e eliminando o turbo lag. Por que não um Polo GT com esse motor, VW? Quem sabe com o Punto no mercado a empresa alemã não se anime? Afinal de contas, foi justamente por inércia e uma certa soberba que a empresa caiu do primeiro para o terceiro posto em vendas no Brasil.

No que se refere ao Punto, espera-se que ele esteja à venda até novembro. O lançamento deve acontecer no Salão do Automóvel.

Fica aqui nosso muito obrigado ao Fernando e o convite para todos os nossos leitores entrarem em contato se tiverem algo legal assim a compartilhar conosco. Não podemos oferecer dinheiro pelas fotos, já que o intuito é disseminar e dividir a informação. Se você topa essas condições, escreva para ghruffo@motordicas.com.br e conte-nos o seu "causo"!









Fonte: Fernando Augusto Coelho Pinho