Projeto Viva aparecerá no salão como Chevrolet GPiX

Como nossos leitores já sabem, na celebração de seu centenário mundial a GM mostrou, além do Chevrolet Volt, um pedacinho do projeto Viva, que deve apresentar o substituto do Chevrolet Corsa no Brasil. Agora a marca confirma o que dissemos e dá nome ao carro-conceito que apresentará aos brasileiros seu novo compacto premium. Ele será introduzido como GPiX.



Segundo a GM, trata-se de uma proposta de crossover compacto para mercados emergentes produzida no Brasil. G seria de global e PiX, de imagens. O GPiX, portanto, mostraria de um modo completo o que um crossover compacto feito no Brasil poderia ser. Esperemos nós que exatamente o que se espera de um crossover, um modelo que mescla características de um SUV (como tração nas quatro rodas) e a funcionalidade e frugalidade (não no caso dos GM...) de um veículo de passeio.

Nossa aposta é que é um Viva com roupa de "off-road de butique", só para disfarçar as reais intenções do carro. E disfarçar é a palavra certa, já que esconder seria inadequado e incorreto. Que o diga Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul. “De fato, o GPiX é um conceito que poderá resultar, no futuro, no desenvolvimento de vários modelos a partir de uma mesma arquitetura.” Chamada de arquitetura-conceito, essa plataforma não deve ser nada mais do que a do atual Corsa, com algumas modificações.

Fonte: GM do Brasil