Porsche apresentará Panamera na Auto Shanghai 2009, na China

Quando as coisas mudam, empresas inteligentes também mudam. Todas as grandes apresentações de carros normalmente acontecem na Europa, no Japão ou nos EUA, mas a Porsche decidiu apresentar oficialmente seu cupê de quatro portas, o Panamera, na Auto Shanghai 2009, na China, que acontece de 20 a 28 de abril deste ano. Uma boa manobra, especialmente se pensarmos que a China, mais dia, menos dia, vai reclamar o título de maior mercado automotivo do mundo, tanto para modelos normais quanto para modelos luxuosos, como o Panamera.



O novo cupê de quatro portas terá 4,97 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,42 m de altura e terá um entreeixos de 2,92 m, espaço mais do que suficiente para os quatro ocupantes que ele pode levar. No porta-malas, 450 l também levarão muito bem a bagagem destas quatro pessoas. Se a necessidade de espaço for maior, os passageiros do banco traseiro podem dar espaço ao rebatimento e a 1.500 l de capacidade de carga. Se nem isso resolver, sempre haverá o Cayenne, capaz de rebocar uma carretinha ou um trailer...

Apesar de o Panamera poder ser um carro de uso diário, ele também deve preservar a veia esportiva que caracteriza os Porsche. Seu motor de entrada será um V6 3,6-litros a gasolina com injeção direta de combustível e 300 cv. A versão intermediária, a Panamera S, terá motor V8 4,8-litros de 400 cv. As duas primeiras opções do cupê terão tração traseira. A versão topo de linha, a Panamera Turbo, terá não apenas um motor mais forte (o mesmo V8, mas turbinado), mas também o sistema de tração integral permanente PTM (Porsche Traction Management). Todos os modelos poderão usar o câmbio manual automatizado de sete marchas da empresa, o PDK.

No futuro, a Porsche também pretende oferecer o Panamera Hybrid, uma versão com motor V6 a combustão aliado a um propulsor elétrico. O conjunto motriz será capaz de entregar 350 cv com grande economia de combustível, o que teoricamente eliminaria a necessidade de uma versão movida a diesel, mas os mercados europeus podem exigir que ela seja lançada, como aconteceu com o Cayenne.





Fonte: Porsche