Quando as coisas mudam, empresas inteligentes também mudam. Todas as grandes apresentações de carros normalmente acontecem na Europa, no Japão ou nos EUA, mas a Porsche decidiu apresentar oficialmente seu cupê de quatro portas, o Panamera, na Auto Shanghai 2009, na China, que acontece de 20 a 28 de abril deste ano. Uma boa manobra, especialmente se pensarmos que a China, mais dia, menos dia, vai reclamar o título de maior mercado automotivo do mundo, tanto para modelos normais quanto para modelos luxuosos, como o Panamera.
O novo cupê de quatro portas terá 4,97 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,42 m de altura e terá um entreeixos de 2,92 m, espaço mais do que suficiente para os quatro ocupantes que ele pode levar. No porta-malas, 450 l também levarão muito bem a bagagem destas quatro pessoas. Se a necessidade de espaço for maior, os passageiros do banco traseiro podem dar espaço ao rebatimento e a 1.500 l de capacidade de carga. Se nem isso resolver, sempre haverá o Cayenne, capaz de rebocar uma carretinha ou um trailer...
Apesar de o Panamera poder ser um carro de uso diário, ele também deve preservar a veia esportiva que caracteriza os Porsche. Seu motor de entrada será um V6 3,6-litros a gasolina com injeção direta de combustível e 300 cv. A versão intermediária, a Panamera S, terá motor V8 4,8-litros de 400 cv. As duas primeiras opções do cupê terão tração traseira. A versão topo de linha, a Panamera Turbo, terá não apenas um motor mais forte (o mesmo V8, mas turbinado), mas também o sistema de tração integral permanente PTM (Porsche Traction Management). Todos os modelos poderão usar o câmbio manual automatizado de sete marchas da empresa, o PDK.
No futuro, a Porsche também pretende oferecer o Panamera Hybrid, uma versão com motor V6 a combustão aliado a um propulsor elétrico. O conjunto motriz será capaz de entregar 350 cv com grande economia de combustível, o que teoricamente eliminaria a necessidade de uma versão movida a diesel, mas os mercados europeus podem exigir que ela seja lançada, como aconteceu com o Cayenne.
Fonte: Porsche