Novo Chevrolet Vectra Next Edition nasce em Florianópolis

A GM está construindo uma fábrica de motores no belo Estado de Santa Catarina. A pedido do governador, Luiz Henrique da Silveira, a empresa fará alguns de seus lançamentos no Estado, para ajudar a reativar o turismo, afetado pelas enchentes. O litoral continua belo como antes, como mostrou o cenário escolhido pela empresa para mostrar o novo Vectra Next Edition. Um carro, que, assim como Santa Catarina, merece um olhar mais cuidadoso.



Para começar, o que primeiro se nota é a nova dianteira, à moda Malibu (sedã médio-grande que deve ser vendido no Brasil em breve, importado). O novo capô e o conjunto óptico mais agressivo, aliado à nova grade dianteira mundial da Chevrolet, fazem o que podem para mostrar que o carro está diferente. Mas é sob as aparências que o Vectra traz suas melhores novidades.

A primeira delas é o motor 2-litros, que passa a ser o único disponível para o carro. O 2,4-litros deixa a linha, ainda que pudesse ser substituído pelo 2,4-litros Ecotec que equipa a nova versão do Captiva Sport. Ainda não foi desta vez.

De todo modo, o motor 2-litros agora gera 140 cv (álcool) e 133 cv (gasolina) a 5.600 rpm, com torques de 193 Nm e 185 Nm a 2.600 rpm, respectivamente. Com isso, ele estaria mais econômico, segundo a GM, um motivo de queixa constante dos proprietários do modelo atual. Antes, ele fazia, segundo a norma NBR 7024, 7,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com álcool. Agora, faz 7,6 km/l e 11,2 km/l nas mesmas condições. Com gasolina, os números eram de 10,1 km/l em circuito urbano e de 12,3 km/l no rodoviário. Agora, são de 10,8 km/l e 16,1 km/l.

Outra melhoria notável no Vectra diz respeito ao interior, que está mais moderno e com mais porta-trecos. Para quem for um pouco mais ligado à arte de dirigir que ao conforto, a boa notícia é a suspensão recalibrada e os freios maiores. Os tambores foram eliminados da versão Expression, que também tem freios a disco nas quatro rodas.

O costume recente da indústria é fazer as mudanças e manter o preço, mas a Chevrolet também caprichou nisso e baixou o preço do carro, que agora é de R$ 54.098 para o Expression (contra R$ 54.348 do modelo anterior), R$ 60.718 para a Elegance (que custava R$ 60.868) e R$ 70.664 para a Elite, a que mais caiu de preço. Antes, ela não saía por menos de R$ 72.814.





















Fonte: Chevrolet