Rinspeed revela o iChange, monoposto que se torna um três-lugares

Carros elétricos já foram comuns, mas agora eles ainda são extraordinários. Mais pela raridade do que pelo funcionamento. Mas há pelo menos um que deve se manter no campo dos fora do comum. É o Rinspeed iChange, um carro que, como seu nome diz, é capaz de se transformar. No caso dele, de um modelo para uma pessoa só, esportivo, para um veículo para três pessoas. E a transformação é o levantamento de seu habitáculo. Tudo, evidentemente, por comandos elétricos. O carro, que aparece abaixo em todos os seus detalhes, será uma das atrações do Salão de Genebra deste ano, em março.



Com 4,28 m de comprimento, 1,80 m de largura e apenas 1,04 m de altura, o iChange pesa apenas 1.050 kg. Equipado com um motor elétrico de 204 cv (150 kW), ele atinge a velocidade máxima de 220 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 4,2 s. A autonomia do veículo, com seus três pacotes de baterias de íons de lítio, é de 90 km. O tempo de recarga é de 3 horas.

Para que os dois lugares na traseira apareçam, o iChange usa um iPhone que mostra esse comando e outros. O mais elementar deles é a partida do veículo, feita por meio do telefone celular da Apple.

Como acontece com todos os veículos da Rinspeed, o iChange não tem a menor chance de ser produzido em série. Ele é apenas uma demonstração do que é possível fazer no futuro, ainda que a proposta de uma cabine que se eleva nunca passe apenas de fantasia, o que é o mais provável.




























Fonte: Rinspeed