"Preciso de um modelo automático acessível e bom de consumo. Qual você me recomenda?"

"Gustavo, boa noite.

Tenho uma Parati 2006 1.6 Comfortline e agora, estando proibida de dirigir carros comuns, preciso comprar um automático. Foi com satisfação que encontrei seu blog e espero que você possa me ajudar.

Estou entre o Honda Fit 1.4, a Peugeot 207 SW e o Citroën C3 (enfaticamente indicado pela médica que me forneceu o laudo de isenção). O dilema é: tanto o Peugeot quanto o C3 são mais baratos, mas não sei o consumo. Segundo a informação que a atendente da Peugeot me passou, 6/7km/l na cidade e 8km/l na estrada (na minha última viagem, a minha Parati fez quase 10 km/l entre cidade e estrada).

Todos que têm Fit dizem nunca querer trocá-lo por outro e que o consumo é ótimo. Só que, na agência onde estou vendo, só tem disponível para test-drive o 1.5 automático ou o 1.4 manual. Eu acho que deveria fazer o test-drive com o carro que realmente tenho a intenção de comprar, não acha?

O que você me aconselha? Se o Fit fizer realmente 9/10 km/l na cidade e 12km/l nas estradas, ao longo dos anos não vai ser vantagem gastar mais agora do que economizar agora e depois, durante o tempo que ficar com o carro, a manutenção pesar demais?
Também parece que as peças tanto do Peugeot quanto do C3 são mais caras. Você tem conhecimento sobre isso?

Procurei no site e na minha caixa pela sua resposta e acabei encontrando algumas dicas sobre carro para deficientes. No meu caso, só são necessários direção hidráulica e câmbio automático.

Hoje ainda, já ia para a Honda levar os documentos para o processo de isenção. Só que, pelo que vi no seu site, haverá lançamentos até o fim do ano. O que você me aconselha, uma vez que não acho justo permitir que a Honda faça todo o processo e depois eu acabe optando por outro mais barato e com um bom consumo. Porque, como você mesmo disse, o Fit está muito caro.

Por favor, não tenho muito tempo para entrar com o processo e preciso muito da sua ajuda, como, por exemplo, a VW Golf Variant vai ser nacional, flex, 1.6, 1.8, automática?

Enfim, qual o melhor custo/benefício? Ou, ao longo do tempo, o preço alto do Fit acaba compensando?

Sobre a sua admiração pelo Livina: também gostei mas, não vou aguentar o consumo de um carro 1.8, senão já teria optado pelo Meriva, não é?

Agradeço qualquer ajuda que puder me dar para acabar com esse dilema.

Abraço,

Cecilia Benassi
Matão, SP

(Adorei seu site)"


Como você está, Cecilia? É um prazer ter sua visita por aqui. Sua consulta também é das mais interessantes. Deve ajudar bastante outros visitantes com o mesmo tipo de dúvida que você tem.

O Honda Fit tem um preço alto, sim, mas ele vem bastante completo por este valor. ABS, airbags, direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, um acabamento que poucos carros nacionais têm e regulagem de altura do banco e de altura e distância do volante. O seguro também é mais baixo que o de outros modelos. Fora isso, o câmbio automático dele é um dos melhores do mercado, com cinco marchas. Isso é algo que nenhum dos automáticos pequenos vai oferecer.



As opções seriam o VW Polo, o VW Fox e o Fiat Palio com câmbio manual automatizado, mas, além de eles ainda não terem chegado ao mercado, o comportamento de carros com câmbio manual automatizado não é dos mais suaves. Como o Palio usará o motor 1,8-litro, o consumo também deve ser bem alto. A vantagem deles é a manutenção mais barata, semelhante à de um câmbio comum.

Considerando que você precisa do carro para o quanto antes, o melhor veículo automático que você pode comprar atualmente, se puder arcar com o preço, é realmente o Honda Fit, que acaba de ser considerado na Europa como um dos veículos mais seguros de sua categoria. Com a isenção de impostos concedida a PPDs, o preço dele fica tentador.

Ainda que digam o contrário, o modelo com motor 1,4-litro e câmbio automático anda muito bem. Acelera direitinho e não vai deixar você na mão em ultrapassagens, além de ser mais econômico que o 1,5-litro. Como seu objetivo é um carro que gaste pouco, mesmo com álcool, o Fit é a melhor escolha.

Antes de fechar a compra, de todo modo, eu recomendo a você que o avalie para ver como você se sente no carro. Se precisar de porta-malas grande, a Nissan Livina pode ser uma boa opção, mas ela não oferece regulagem de altura do cinto nem de distância do volante, um pecado em um carro nessa faixa de preço e uma falha que afeta uma coisa fundamental: a melhor posição de dirigir. Pessoas de estatura baixa podem sofrer com o cinto no pescoço; as muito altas, com ele quase saindo do ombro.

Espero que você faça uma excelente compra, Cecilia. Não sei o que a impede de dirigir um carro comum, mas espero que seu novo carro consiga levar você para todos os lados com o máximo de segurança, conforto e prazer ao dirigir.

Um abraço, e obrigado pelo carinho com o MotorDicas,

Gustavo