Resumidamente, essa disposição de rodas permite que o carro gire sobre seu próprio eixo, tornando as manobras de baliza muito mais simples. O formato oval do Assystem, por sua vez, seria uma garantia de mais resistência em batidas (o ovo é considerado a estrutura mais forte do mundo), além de a ausência de superfícies retas impedir que ele "trave" em uma batida. Como ele "escorrega" para fora do choque, a energia se dissipa em movimento, não em deformação. O eixo central também tornaria a carroceria mais resistente a impactos laterais, que oferecem um risco alto de lesão aos passageiros.
Há mais um aspecto interessante de segurança: em momentos de pouca visibilidade (chuva forte, noite etc.), uma tela de LCD de 40" pode ser usada como pára-brisa, ou seja, ela se coloca entre o motorista e o vidro. Câmeras especiais mostram a pista ao condutor com resolução melhor. Se funciona ou não, só testando.
Além de prático e seguro, o Assystem tem boa reciclabilidade e pode usar motores elétricos, o que o sintoniza com os anseios atuais por veículos mais limpos. Seria perfeito, não fosse o desenho que divide opiniões...
Fonte: Assystem