Assystem City Car: amigo de quem não gosta de baliza

Esse bicho não é uma novidade muito grande, mas, como tem muita gente que não o conhece, vale um post. O designer suíço Franco Sbarro não é o que se possa chamar de um cara convencional e a maior prova disso é o Assystem City Car. Em vez de ter dois eixos, um dianteiro e um traseiro, como outros automóveis, o Assystem resolveu ter apenas um, no centro do carro, e as outras duas rodas, motrizes, em cada uma das pontas do veículo. Veja abaixo, no vídeo, o que isso representa.



Resumidamente, essa disposição de rodas permite que o carro gire sobre seu próprio eixo, tornando as manobras de baliza muito mais simples. O formato oval do Assystem, por sua vez, seria uma garantia de mais resistência em batidas (o ovo é considerado a estrutura mais forte do mundo), além de a ausência de superfícies retas impedir que ele "trave" em uma batida. Como ele "escorrega" para fora do choque, a energia se dissipa em movimento, não em deformação. O eixo central também tornaria a carroceria mais resistente a impactos laterais, que oferecem um risco alto de lesão aos passageiros.

Há mais um aspecto interessante de segurança: em momentos de pouca visibilidade (chuva forte, noite etc.), uma tela de LCD de 40" pode ser usada como pára-brisa, ou seja, ela se coloca entre o motorista e o vidro. Câmeras especiais mostram a pista ao condutor com resolução melhor. Se funciona ou não, só testando.

Além de prático e seguro, o Assystem tem boa reciclabilidade e pode usar motores elétricos, o que o sintoniza com os anseios atuais por veículos mais limpos. Seria perfeito, não fosse o desenho que divide opiniões...








Fonte: Assystem