Em 1948, Ernst Loof, Schorsch Meyer e Lorenz Dietrich, funcionários da BMW apaixonados por carros de corrida, fundaram uma empresa que ficaria conhecida por sua vida curta e por seus carros fantásticos. Nascido a partir de um BMW 328, o Veritas se tornou o primeiro carro alemão a participar de uma corrida de Fórmula 1. Em 1952, a empresa encerrava suas atividades com apenas 75 carros produzidos. Pois agora, 60 anos depois de sua fundação, a empresa ressurge com o Veritas RS III, esse belo esportivo que você vê abaixo.
Fabricado pela Vermot AG, o RS III é, como o desenho denuncia, um esportivo puro. Só há espaço para o motorista, que se acomoda do lado esquerdo do carro, a centímetros do chão. Também, com 0,97 m de altura, não teria como ser diferente.
Baixo, perto do chão, longo (4,99 m de comprimento, com 2,84 m de entreeixos) e largo (1,97 m de largura), o carro nem precisaria pesar entre 1.080 kg e 1.170 kg para mostrar a que veio, mas mostra. Com duas opções de motor, ambas de 5 litros e feitas pela BMW, o RS III conta com um V8 de 480 cv que o leva a 329 km/h e com um V10 de 600 cv que o faz atingir 347 km/h. A aceleração é igualmente estonteante: em 3,6 s para o V8 e 3,2 s para o V10.
São números que talvez não impressionem que conhece Bugatti Veyron e SSC Ultimate Aero, mas imagine essa velocidade máxima sem controle de tração e sem servo-freio, sem controle de estabilidade. Acelerou sem medida? O carro emborracha o asfalto e não sai do lugar, ou demora a sair. Pisou mais do que devia? A traseira escapa. Carro para quem entende de volante, sem dúvida.
Apenas 30 corajosos felizardos poderão por suas mãos no RS III por ano. A um precinho que, você deve imaginar, não será nada acessível.
Fonte: Vermot AG