Bloodhound SSC quer quebrar recorde de velocidade em terra com mais de 1.600 km/h

Andy Green é o atual detentor do recorde mundial de velocidade em terra, com 1.288 km/h. Essa marca foi obtida em 1997, com o Thrust SSC. Se você acha que é muito, espere só pela próxima tentativa de quebra. Segundo Richard Noble e a Curventa, que trabalham no desenvolvimento do Bloodhound SSC, o modelo desafiante, será possível passar dos 1.690 km/h. Nem um avião conseguiu atingir essa marca em baixas altitudes. Para comparar, é uma velocidade cinco vezes maior que a de um F1...



A fórmula para chegar a essa marca é o uso de dois motores ao mesmo tempo. Primeiro, quem empurrará o Bloodhound SSC para a frente será o motor a jato EJ-200. Quando ele estiver com sua carga máxima, entrará em operação um foguete. As forças de aceleração e desaceleração envolvidas são de mais de 3 g. Quem dirigir o bólido deve ter o preparo de um astronauta.

Um dos maiores problemas do Bloodhound SSC será o lugar para a quebra de recorde. Será necessária uma superfície plana de 16 km ininterruptos, sem obstáculos. E as mais conhecidas, os lagos salgados de Bonneville e o deserto de Black Rocket, não servem à tentativa.











Fonte: Curventa