Vejamos se as novatas têm mais alguma lição a ensinar às mais velhas. Estamos nos referindo às montadoras, especialmente à Nissan. A maior atração da empresa, que está cheia de novidades, será um dos carros mais fantásticos do mundo, o GT-R.
Equipado com um motor 3,8-litros biturbo de 480 cv a 6.400 rpm e torque de 588 Nm entre 3.200 rpm e 5.200 rpm, esse monstro japonês de 1.740 kg em ordem de marcha, 4,66 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,37 m de altura tem tração nas quatro rodas, com um inédito transeixo independente. Com um pacote assim, o cx nem precisava ser tão baixo, meros 0,27. Isso permite ao 2+2 da Nissan chegar aos 100 km/h em 3,6 s e a uma máxima de 320 km/h, se não mais.
A lição que a Nissan pode ensinar às empresas mais antigas será dada se a japonesa anunciar a importação oficial do carrão. Diversas outras montadoras nacionais produzem supercarros no exterior, mas nunca os trazem ao mercado brasileiro. Cadê Chevrolet Corvette, por exemplo? E Ford GT? E Alfa 8C Competizione? Enfim, a Nissan tem uma boa chance de começar diferente, até porque ela deve mostrar, também, seu primeiro carro de passeio nacional, a minivan Livina e sua versão de sete lugares, a Grand Livina.
Construídas sobre a plataforma B0, a mesma dos Renault Logan e Sandero, a Livina e a Grand Livina têm, respectivamente, 4,18 m e 4,42 m de comprimento e 383 l e 123 l de porta-malas (com a terceira fileira de bancos recolhida, a Grand Livina chega a 589 l de capacidade). Todo o restante das medidas das duas minivans é compartilhado: 1,69 m de largura, 1,58 m de altura e 2,60 m de entreeixos.
Elas serão equipadas com motores 1,6-litro e 1,8-litro, com câmbio automático ou manual. O motor 1,8-litro está passando por testes para se tornar flexível em combustível e pode ser nacionalizado em breve.
Além da Livina e da Grand Livina, há também uma versão aventureira dos modelos, chamada de X-Gear. Como a Renault do Brasil se prepara para ter sua versão do utilitário do Logan, com a mesma plataforma B0, não seria de estranhar se a Livina também tivesse seu quinhão de “fora-de-estrada”, ainda que mais comedido.
Fonte: Nissan