Insecta Concept mostra como a natureza pode ajudar o homem a se deslocar

O desenho dos carros esteve durante muito tempo limitado às exigências dos motores a combustão. A propulsão elétrica retornou tanto para tornar os automóveis mais limpos como para permitir que idéias diferentes florescessem. Um excelente exemplo disso é o Insecta Concept, ou Concept Meng (gafanhoto, em chinês), do estudante de design taiwanês Shao Yung Yeh.



O Insecta Concept é um meio de transporte individual de quatro rodas, com um motor elétrico em cada uma delas. Cada roda é ligada a um braço individual e os quatro braços são presos à mesma base, que também suporta o habitáculo. Estes braços funcionam como as pernas de um inseto e constituem a suspensão do Insecta, com a vantagem de se ajustarem automaticamente às condições da estrada.

Outro auxiliar na estabilidade é o pacote de baterias, que funciona como a cauda de um inseto e se move para modificar o centro de estabilidade do veículo. A segurança e o conforto do motorista/passageiro é garantida por uma cabine leve e altamente resistente, a exemplo do exoesqueleto de um inseto. Seria legal se, como um gafanhoto, o Insecta Concept conseguisse se reproduzir rapidamente e invadisse as grandes cidades, devorando os congestionamentos e permitindo às pessoas ter um meio de transporte mais racional, ambientalmente correto e ainda assim confortável e individual.







Fonte: Car Body Design