Perto do final de cada uma de suas gerações, o Porsche 911, o esportivo mais tradicional do mundo, acaba mostrando suas versões mais agressivas. A geração atual, chamada de 997, deve ser substituída em 2011 pela 998, que já anda circulando por aí em testes. E a versão GT3, o modelo com aspiração natural mais forte da linha, será revelado só agora, em 2009. Mais precisamente no Salão de Genebra, em março.
O supercarro agora tem à disposição 435 cv, cerca de 20 cv a mais do que o modelo anterior do GT3. A explicação reside principalmente em dois fatores: o tradicional motor de seis cilindros boxer de 3,6 litros foi ampliado para 3,8 litros e o comando variável de válvulas VarioCam agora administra também as válvulas de escape, não apenas as de admissão. A velocidade máxima, com isso, chega a 312 km/h, com um 0 a 100 km/h em 4,1 s.
Como costuma acontecer com um veículo realmente forte, diversos itens foram aperfeiçoados no novo GT3. A suspensão inteligente PASM, por exemplo, está mais firme, mas também mais gentil. Um botão permite levantar a frente do carro em até 3 cm para poder entrar e sair de garagens íngremes. Os freios, maiores e mais leves, com a opção de discos de cerâmica para frenagens em condições rigorosas, como numa competição.
Para quem quer dirigir realmente forte, os sistemas de controle de tração e de estabilidade podem ser desligados completamente. Não há nem sequer a opção de reativação automática em caso de risco. É um respeito aos motoristas que querem sentir seus carros completamente, sem babás eletrônicas.
A cereja do bolo, de todo modo, é o sistema de coxins do motor. Traseiro, ele inspira um bocado de respeito em quem conhece carro no mundo. Para domar um Porsche 911, é preciso saber lidar com o peso de seu propulsor nas curvas. Para ajudar na tarefa, os coxins identificam quando o motorista está andando rápido e se enrijecem de modo a impedir que o motor se mova dentro do cofre.
Até a aerodinâmica sofreu melhorias. A sustentação negativa do novo GT3 é duas vezes superior à do modelo anterior. Em suma, ele gruda no chão.
Na Europa, o GT3 deve começar a ser vendido em maio por 98,1 mil euros, ou cerca de R$ 300 mil. Nos EUA, o preço de venda foi definido em US$ 112,2 mil, pouco menos de R$ 260 mil. No vizinho do norte o carro chega em outubro, mesmo prazo em que ele vir para o Brasil.
Fonte: Porsche