"Quero um carro potente e que não passe dos R$ 55 mil."

"Olá, Gustavo, tudo bem? Espero que sim.

Venho por meio desta pedir a você uma dica. Desejo comprar um carro que seja potente mas que não passe da barreira dos R$ 55 mil. Estava pensando, com base em algumas pesquisas que fiz, em adquirir um Polo Sedan 2.0 Comfortline 2009 da Volkswagen, devido aos elogios de alguns proprietários a este carro. Também achei um outro carro bastante interessant: me refiro ao Chevrolet Vectra 2.0 8V SOHC FLEXPOWER. Outro que gostaria de acrescentar a essa lista é o Peugeot 207 Passion XS - 5 portas - 2008/2009.

Bem aí esta a minha lista. Gostaria que fossem levados em consideração os custos com o veículo, o consumo e a desvalorização pelo tempo. Desde já agradeço pelo tempo dispensado.

Vinícius de Carvalho, Brasília, DF"


Como vai, Vinícius? Comigo, tudo certo.

Vamos a sua questão: você quer um veículo potente, mas que não passe dos R$ 55 mil. Por potente eu entendo que você queira um carro com motor acima de 1,6-litro, que é o tamanho do menor modelo que você cita, o Peugeot 207 Passion XS. E também que o veículo seja novo. Imagino que esses sejam os modelos que você tenha escolhido por gosto, já que são modelos de propostas muito diferentes. Entretanto, eu não recomendaria nenhum deles. Aliás, eu não recomendaria um carro novo a você a não ser que você vá ficar com ele pelo menos mais de dois anos.

O VW Polo Sedan, ainda que seja, mesmo, um excelente automóvel, deve mudar este ano na Europa, o que indica que ele também deve mudar logo no Brasil, no mais tardar em 2010.

O Chevrolet Vectra, mesmo na versão 2-litros, é beberrão e tem projeto antiquado, por mais que tenha um comportamento dinâmico bastante bom. O Peugeot 207 Passion, o 206,5, é um outro exemplo de projeto antiquado, ainda que tenha sido apresentado no Brasil recentemente. Além disso, ele é o menor dos modelos que você cita, com o menor motor, o menor espaço interno e o menor porta-malas. Fiquemos com os sedãs maiores.



Dentre os sedãs médios do mercado, o que oferece o melhor compromisso entre custo e benefício é o Ford Focus GLX, que sai por R$ 55.875. Passa um pouco do que você quer gastar, mas é um belíssimo carro. Anda bem, tem bom porta-malas e é a opção mais atual do mercado. O problema dele é que, em breve, ele deve oferecer a versão flexível em combustível, o que tende a desvalorizar o modelo apenas a gasolina nos lugares onde o álcool é mais popular. Imagino que em Brasília o preço do álcool não compense tanto assim. Nessa faixa de preço, considerando o que você quer de um carro, é a melhor escolha.

Outra opção a considerar é o Renault Mégane Expression, que começa nos R$ 51,29 mil. Bom carro, completo e com um bom motor, flex. O problema é que ele vai sair de linha na Europa e também deve ganhar uma nova versão no Brasil em 2011 ou final de 2010. O Mégane também não é tão popular no mercado.



Se você considerasse um modelo usado, eu lhe recomendaria o Honda Civic. Procure um nas lojas de seminovos de locadoras. Ele é excelente de mecânica, é o sedã médio mais vendido do Brasil e tem um motor bastante animado. Só não é muito econômico, pelo que dizem, mas atende bem aos seus requisitos.

Se nenhum destes modelos atendê-lo bem, e você preferir os veículos que cita, fique com o VW Polo Sedan, que é realmente o melhor dos três que você cita. Só tome cuidado com o seguro, que parece ser alto. Só não vá ficar com ele pouco tempo, que isso é perder dinheiro. Vender um carro seminovo é sempre prejuízo porque fica mais barato comprar um novo e financiar com taxas mais baixas do que pagar o que o seminovo valeria.

No mais, Vinícius, espero que as dicas o ajudem a fazer uma boa compra.

Um abraço,

Gustavo