"O VW Bora tem boa relação custo/benefício. Vale a pena?"

"Nesse ano pretendo trocar meu carro e adquirir um carro completo até a faixa de R$ 55 mil. Sempre gostei dos carros da VW. Se não oferecem tanto conforto, sempre me passaram muita eficiência e durabilidade na parte mecânica, além de menor custo de manutenção que outras marcas.

Assim sendo, um dos carro que vejo com o melhor custo/benefício é o novo Bora Flex que, nessa faixa de R$ 55 mil, oferece de série ar digital, air bag duplo e ABS/EBD, além de outros equipamentos como computador de bordo e som completo.

Vocês sabem se o atual modelo mudará em breve ou posso ficar tranquilo por pelo menos 2/3 anos? Outros bons carros que vejo nessa faixa seriam o Peugeot 307 Sedan e o Novo Ford Focus. Porém, o novo Focus nessa faixa de R$ 55 mil não vem com tantos itens como o Bora e, em relação aos carros da Peugeot, escuto muito sobre ao seu péssimo valor de revenda e alto custo de manutenção. O que vocês acham?

Muito obrigado.

Paulo Romero"


Como vai, Paulo, tudo certo?



Isso não chega a ser regra, mas, quando um carro que já tem algum tempo de mercado começa a ter reduções de preço ou custa muito menos do que seus concorrentes, pode apostar: ele está para sair de linha. Esse é o caso do VW Bora, que sai de linha em breve para ser definitivamente substituído pelo novo Polo Sedan, que será mais espaçoso e, portanto, poderá assumir o posto do Bora com vantagens. Será feito no Brasil e será muito mais atual.

Se você não estivesse preocupado com essa questão, o Bora poderia ser uma boa escolha, especialmente por um período mais longo de tempo. A desvalorização, de todo modo, ocorreria e tenderia a ser alta. O modelo antigo do Bora, que era mais bonito que o atual, já sofria com isso, o que leva a crer que o atual, com desenho mais polêmico, se dará ainda pior nisso. Em suma, eu só o recomendaria a você em último caso.



Desenho também é o que penaliza o Peugeot 307 Sedan. Sua traseira desarmônica, que parece enxertada do carro de qualquer jeito, penaliza o que poderia ser uma excelente opção de mercado. Por conta disso, e pelo fato de estar prestes a sair de linha (uns dizem 2009, uns dizem 2010, mas o caso é que ele está com dias contados), também não é recomendável.



O Focus é um dos modelos mais atuais do mercado. Aliás, entre os sedãs médios, ele é o mais atual e um dos melhores do segmento. Fuja apenas do modelo automático, que tem um comportamento dinâmico ruim. O melhor mesmo é o manual. Também convém esperar que ele se torne flex. Ele receberá o mesmo motor do EcoSport 2.0 Flex, que já é vendido desde o ano passado.

Essa certamente é a razão para um carro tão bom ter vendas tão medíocres. Ninguém, a não ser os mais desesperados por ter o carro, o comprariam sabendo que ele terá um novo motor muito em breve. E a estratégia da Ford de esperar para lançá-lo só o prejudica. Aguardemos para ver o efeito que a versão flex terá em suas vendas. A apresentação do modelo flex deve acontecer no segundo semestre deste ano. Se você puder esperar, vale a pena.

Se não puder, eu lhe sugiro outras opções, não necessariamente de sedãs médios. O novo Honda Fit vem bastante completo por esse preço, tem mecânica confiabilíssima e um desenho que vai demorar a mudar. Outro que vale a pena espiar é a Nissan Livina. Fuja da versão S, muito simples, apesar do bom preço. A mais indicada é a SL, 1,6-litro ou 1,8-litro.

Espero que essas dicas o ajudem na compra. Boa sorte!