"Quero um carro médio espaçoso, flex e com manutenção fácil"

"Olá, Gustavo.

Quero trocar meu Renault Mégane Hatch RXE 2001 por um novo carro. Gostei muito dele. Gostaria de comprar um completo e com câmbio automático, que não fosse sair de linha logo, tivesse uma boa relação custo/beneficio e bom valor de revenda. Gostaria que rebatesse os bancos tambem.

Ando e viajo normalmente só. Quero um carro médio automático e com todo o conforto e segurança possíveis, flex, com bom bagageiro, pois sempre carrego bastante bagagem de uma casa para outra, piloto automático, air-bag, ar-condicionado...

Quando minhas filhas vêm me visitar com seus filhos, um carro médio acomoda bem todos, daí a minha preferencia. Um carro muito baixo não é aconselhável, por causa dos buracos nas ruas e estradas.

O valor pode ser entre R$ 60 mil e R$ 70 mil. Gostaria também que tivesse um bom valor de revenda e que a mecânica e manutenção não fossem muito caras. Isso também considero muito importante ao comprar um carro.

Os carros coreanos, na opinião de vários consumidores, são ótimos, mas a assistencia ainda é precária, e este é um fator negativo para mim. Não adianta voce ter 5 anos de garantia e, quando precisa de uma peça, ela demora 40 dias !

Me ofereceram o Fiat Linea, mas, como é um carro novo, nâo sei nada sobre ele. E o Toyota Corolla e o Honda Fit?

Agradeço antecipamente o seu auxílio.

Liana Carter
Porto Alegre"

Como vai, Liana, tudo certo?

Considerando que você está saindo de um carro médio hatch, eu não sei se um sedã irá oferecer a você a mesma facilidade de transporte de objetos, mesmo que o encosto do banco traseiro seja rebatível. Com isso em vista, o melhor talvez fosse optar por uma perua, uma minivan ou um hatch, mesmo.

Considerando essas opções, e a necessidade que você tem de um modelo automático, flex e espaçoso, seguem as minhas sugestões:

Perua: sou particularmente fã de peruas, que são veículos espaçosos e com dirigibilidade muito boa, parecida (às vezes melhor) que a de um sedã ou de um hatch. A única perua média do mercado, atualmente, é a Renault Mégane Grand Tour. Automática, ela só é oferecida com motor 2-litros. Completinha, ela custa R$ 70 mil. Os pontos negativos são o fato de ela não ter opção flex com câmbio automático e de já estar desatualizada. Ela deve continuar à venda mesmo depois da chegada do modelo novo, que será fabricado na Argentina.



Até existe uma opção de perua média flex, mas ela já saiu de linha. É a Toyota Fielder. Apesar disso, ela é conhecida por ter consumo baixo de combustível, manutenção baixíssima e ser um veículo muito resistente, com bom porta-malas, o que torna os riscos de comprar uma usada bastante baixos (só se certifique de que ela nunca bateu). As chances de ela desvalorizar nos próximos dois ou três anos são muito baixas.



Minivan: quem tem lido o blog sabe que a Nissan Livina chegou ao mercado causando boa impressão. Automática, ela só é vendida com motor 1,8-litro. Não é um carro exatamente econômico e faltam a ela coisas fundamentais, como regulagem de altura do cinto, do banco e da distância do volante, mas, fora isso, ela é bastante completa e muito espaçosa. Também é fabricada no Brasil, o que tende a tornar sua manutenção bastante tranquila. Outra opção neste segmento é o Honda Fit, um carro bem mais completo, econômico e de acabamento primoroso. Só o preço que é proporcionalmente mais alto.





Hatch: dos modelos médios atualmente à venda, cada um terá seu calcanhar-de-Aquiles. O Ford Focus, um senhor automóvel, não tem (ainda) versão flex, mas ela não demora a chegar. Quando isso acontecer, as versões atuais vão perder valor. O Nissan Tiida é bem equipado, flex e muito gostoso de dirigir, mas não é muito espaçoso e é importado do México. Não sei se isso atrapalha sua manutenção. Consta que não. De todo modo, os modelos feitos na Argentina têm pelo menos o fator geográfico (a vizinhança) a seu favor. No segmento de hatches médios, seriam as indicações que eu lhe faria. Há outro modelo recentemente lançado, o Citroën C4, mas os veículos da Citroën costumam apresentar muitos problemas de acabamento e têm manutenção cara.





Espero que essas dicas a ajudem a se decidir da melhor maneira, Liana.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam, primeiro, de buscar no site se não há consultas já respondidas que atendam a suas dúvidas.

Se não houver, não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem do carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes, se querem um novo ou um usado e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo