Depois que escrevi matérias sobre os preços dos carros brasileiros em outros países, como México e Argentina, fica difícil aceitar que qualquer modelo nacional seja barato. Na verdade, pagamos caro demais por nossos veículos, sejam eles quais forem. Portanto, não dá mais para engolir a realidade brasileira, com carros antiquados sendo vendidos pelo valor de modelos muito mais atuais e modernos na Europa ou nos EUA. VW Kombi, Fiat Mille, VW Gol G4 e Chevrolet Classic fazem parte da lista de modelos que não deveriam mais existir, mas continuam no mercado porque o consumidor continua a comprá-los mesmo diante de opções mais modernas e interessantes. Com isso em mente, toda maquiagem em veículos velhos será tratada aqui no MotorDicas de forma aparentemente dura, mas que, espero eu, ajude a abrir os olhos das pessoas para uma realidade mais dura ainda: só temos esses veículos ultrapassados no mercado porque continuamos a comprá-los. O primeiro "REMENDÃO" é o do Chevrolet Classic. Esse carro já deveria ter dado lugar ao Prisma, que só recentemente recebeu motor 1-litro, mas a Chevrolet insiste em torná-lo "atual". E Giovane Vedoy, do blog Revista Motores, gentilmente nos cedeu as primeiras imagens do carro, que está pronto, como se vê abaixo. Vimos as imagens no blog do amigo Marlos Ney Vidal, o Autos Segredos.
Como já está pronto, é possível que o carro seja lançado este ano, ainda que Vedoy diga que sua fonte, que lhe mandou as fotos e não quer se identificar, teria indicado que o sedã será lançado por aqui em 2010. As mudanças, como em toda maquiagem automotiva, são apenas na dianteira e na traseira do carro. Nem o interior se modifica.
O carro se inspira em outra velharia, o Chevrolet Sail, vendido na China pelo menos a um preço justo (50 mil iuan-renminbi, ou R$ 14,4 mil ao câmbio de hoje). Aqui, ele custa quase o dobro. A sorte dos chineses é que lá também são oferecidos produtos mais modernos, como o Aveo. Aqui, nem isso.
As fotos confirmam as informações da revista MotorShow, a primeira publicação que nos lembramos de ter trazido o Chevrolet Sail (na capa) como inspiração para o novo Classic. Como dizem, o Brasil é realmente o país da piada pronta. Essa é mais uma. O problema é que não somos nós que nos divertimos com ela, pelo contrário. Divertem-se à nossa custa por causa dela. E com razão.
Fonte: Revista Motores via Autos Segredos