"Quero um substituto para minha perua média. Fico com uma minivan ou um utilitário?"

"Gustavo,

Acompanho alguns blogs sobre carros e penso que o seu está entre os melhores, parabéns!

Tenho um Renault Mégane Grand Tour 2.0 2007 mecânico que pretendo trocar em breve. Duas alternativas que considero no momento são a Citroën C4 Picasso e o Chevrolet Captiva Ecotec.

Nessa próxima troca quero um carro automático, mas não gostaria de perder muito desempenho em comparação com meu carro atual. Outro item que tem grande importância para mim é a rápida disponibilidade de peças no caso de necessidade (precisei trocar o para-brisa dos meus últimos três carros!), sendo uma preocupação para os modelos considerados.

Outros comentários sobre prós e contras de cada modelo são bem-vindos.

Fabricio Martins
Curitiba, PR"


Boa noite, Fabricio, tudo certo?

Considerando o carro que você tem e os que pretende comprar, eu lhe diria que o que se parece mais com o que você dirige atualmente é o Citroën C4 Picasso. Tanto em termos de comportamento dinâmico quanto no fato de você querer um veículo de manutenção mais simples.

Em termos de comportamento dinâmico, apesar de a C4 Picasso ser uma minivan, com posição de dirigir mais alta, ela nem de longe é tão alta quanto o Captiva Ecotec Isso aperfeiçoa a dirigibilidade do veículo, em especial a estabilidade. O Captiva só seria recomendável se você andasse em estradas de terra. Para a cidade, não recomendo utilitários.

Em termos de manutenção, o C4 Picasso, hoje, é importado da França. Em breve, ele será feito na Argentina. O Captiva é feito no México e de lá continuará a vir. Isso, a longo prazo, tende a tornar a manutenção mais difícil. Entre os dois, o que deve ter peças mais fáceis de encontrar, ainda que não muito baratas, é o C4 Picasso. O para-brisa dele, aliás, tende a ser bem caro, já que ele usa o sistema SpaceVision, ou seja, o para-brisa invade parte do teto. Em termos de visibilidade, isso é uma maravilha. Em termos de preço...

Se você não se preocupa em manter o padrão de carroceria (dois volumes, como as peruas e os utilitários), poderia pensar também no Ford Fusion, que tem um porta-malas enorme e é um senhor automóvel. Mas também é feito no México. A ele se aplicam as coisas que falei sobre o Captiva.

Para não sofrer com manutenção cara, o melhor caminho seria optar por um veículo de fabricação nacional. O que mais se aproxima do que você espera é o Nissan Livina, não por uma questão de preço, mas pelo tamanho. Outra opção seria o Chevrolet Zafira ou o Citroën Xsara Picasso, mas estes modelos estão bastante desatualizados e devem morrer (caso da Xsara) ou ser substituídos (caso da Zafira) em breve. Espero que isso lhe dê um bom embasamento na compra, Fabricio.

Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem com o carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes e quanto pretendem gastar na compra.

Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.

Um abraço a todos,

Gustavo