Como já dissemos a vocês, a GM comemorou hoje seus cem anos. Duas estréias eram muito esperadas para esta data: a do Chevrolet Volt e a do Corvette Centennial Concept, tido como a sétima geração do Corvette, ou C7, para os íntimos. Apesar de o Corvette não ter dado o ar de sua graça, a apresentação do Volt foi o ápice do evento de comemoração dos cem anos. Trata-se, segundo a GM, do modelo de produção em série.
Para quem se lembra do conceito, a mudança no desenho pode ser um tanto decepcionante, mas é explicada por exigências legais, de proteção a pedestres, por exemplo, e de aerodinâmica (o conceito era meio quadradão). Seja como for, o Volt manteve intocado aquilo que o torna extraordinário: ser o primeiro carro elétrico do mundo capaz de rodar longas distâncias.
Isso se deve, primeiro, às baterias de íons de lítio que, carregadas na rede elétrica comum, permitem ao carro rodar os 60 km iniciais. Essa quilometragem é suficiente, segundo a GM, para que 78% dos motoristas norte-americanos não gastem uma gota sequer de combustível em seus deslocamentos diários. Sim, o Volt usa gasolina ou E85 (combustível com 85% de etanol e 15% de gasolina). Estranho, para um carro que se diz elétrico? Nem tanto. O combustível serve a um motor turbo e flexível em combustível de 1 litro e três cilindros, pertencente à Família 0 e usado em modelos europeus da GM. Mais do que um motor, ele é um gerador de energia elétrica. Com ele, o Volt consegue ampliar sua autonomia para 1.030 km.
Com esse sistema, levando em conta a distância média percorrida pelos motoristas norte-americanos por ano, de 22 mil km, o Volt consegue poupar 1.900 litros de gasolina.
A produção do Volt começa só em 2010, talvez até no primeiro trimestre de 2011, mas já sabemos o que esperar: um notchback (carroceria de "dois volumes e meio", ou seja, com formato de sedã, mas com tampa traseira) com quatro lugares, 301 l de porta-malas, 4,40 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,43 de altura e um entreeixos de 2,69 m.
A máxima é limitada a 161 km/h, para preservar as baterias de íons de lítio, mas poderia ser mais alta, considerando o motor elétrico de 150 cv e incríveis 370 Nm de torque.
Se o carro for bem aceito pelo público, a GM verá a confirmação do que Rick Wagoner, presidente mundial da empresa, disse na cerimônia de centenário da empresa. "Pretendemos liderar a reinvenção do automóvel com o Volt." Se ele entregar o que promete, não duvidamos.
Fonte: GM