Na contribuição brasileira às comemorações dos cem anos da GM, a maior estrela brasileira não foi a fábrica de motores de Joinville. Samuel Russell e Carlos Barba, respectivamente o diretor de marketing e o diretor geral de design da GM do Brasil, apresentaram um carro misterioso, que ficou inteiramente coberto por uma lona durante todo o evento. Na verdade, Barba acabou revelando uma parte da dianteira do veículo, prometendo que ele será inteiramente revelado no Salão do Automóvel deste ano como um conceito. O que ninguém disse é que esse conceito será um dia o substituto do Corsa, hoje chamado de "Projeto Viva".
Nas imagens abaixo, extraídas do vídeo da celebração mundial dos cem anos da empresa, nota-se os vincos no capô e os faróis altos sob a capa como elementos distintivos do veículo e que o ligam ao Corsa D, a quarta geração do Corsa, já à venda na Europa. O Corsa D já foi flagrado numa oficina no Brasil, mas, como dissemos, ele servirá de base para o Viva, que terá uma grade diferente, identificada com a Chevrolet e sua nova identidade visual.
Há outros elementos que nos permitem afirmar que o tal carro-conceito, de conceito, não terá muita coisa. Os puxadores das portas são exatamente do mesmo tipo dos do Corsa D e estão na mesma posição. O perfil do carro, muito parecido com o do Vectra GT, até enganava, mas note nas fotos de divulgação que o Corsa D também se parece com esse "Vectra" nacional.
Dos investimentos previstos para o Brasil nos próximos anos, cerca de US$ 500 milhões são só para o projeto Viva, que dará origem a toda uma nova família de veículos, como o sedã, a picape e até a nova Meriva. No Salão do Automóvel, portanto, fique atento ao "conceito" da GM. Em breve ele estará nas revendas.
Fonte: GM do Brasil