Venturi Volage mostra como será o futuro do automóvel

Vocês já devem ter lido dezenas de vezes sobre carros elétricos, inclusive aqui, mas a maioria de vocês deve imaginar os carros elétricos quase como automóveis comuns, com um motor sob o capô, rodas que viram e braços de suspensão. E se tudo isso estivesse prestes a mudar? Vocês podem duvidar, mas a Venturi e a Michelin juntaram forças para apresentar como os automóveis devem ser no futuro. E não só em aparência, quesito no qual o Volage se sai muito bem, mas principalmente em concepção.



Para começar, o Volage não tem um motor elétrico só, mas oito, dois em cada uma de suas quatro rodas. Dos dois motores, um cuida da tração propriamente dita e o outro de controlar a suspensão do carro, que também fica dentro da roda! Esse sistema, criado pela Michelin, é chamado de Active Wheel.



No diagrama acima, meramente ilustrativo, é possível ver cada uma das peças deste sistema fantástico. O Volage usa motores mais fortes, de 55 kW em cada roda. Isso equivale a 75 cv (um motorzinho 1-litro dos bons). Somando todos os motores, chegamos a 220 kW, ou 300 cv. Em um carrinho de apenas 1.075 kg, isso é rock'n'roll! O pequeno Venturi vai de 0 a 100 km/h em menos de 5 s e tem uma máxima limitada a 150 km/h, para manter a carga, que, a 90 km/h constantes, dá uma autonomia de 320 km.

Voltando ao Active Wheel, ele incorpora tração, frenagem e suspensão do carro. Com tudo isso, acaba eliminando todas as ligações mecânicas entre os sistemas e seus comandos. Em suma, não há sistemas hidráulicos de freio, não há cabo de acelerador nem caixa de direção. Tudo é "by wire", eletrônico. Para virar, o carro usa a diferença de rotação de suas rodas. Elas, como se pode ver abaixo, são fixadas ao chassi, de fibra de carbono. Dentro do chassi estão as baterias de polímeros de lítio que alimentam o sistema.







Com 3,97 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,24 m de altura e bitolas diferentes na dianteira (1,53 m) e na traseira (1,63 m), o Volage tem entreeixos de carro médio-grande, 2,70 m, mas lugar para apenas duas pessoas. Na dianteira, calça pneus 205/40 R18 e, na traseira, 235/45 R18, Michelin, evidentemente. Com assoalho plano, seu desenho foi ditado pela aerodinâmica e é assinado por Sacha Lakic, criador de motos como a Bimota DB3 Mantra e de outro Venturi, o Fétish.

Como não podia deixar de ser, este carro-conceito, de conceito, também tem muito pouco. O Volage será fabricado em série por volta de 2012 quase exatamente como foi apresentado. Sua produção, à mão, será bastante limitada, mas é um começo para o que se espera do futuro. Pelo menos alguns terão acesso a ele. Esperamos que não demore muito até que todos nós possamos pensar nele de maneira concreta.









Fonte: Venturi