TAC Stark se apresenta ao público no Salão do Automóvel

Nossos leitores já sabem alguma coisa sobre o TAC Stark. O novo jipinho brasileiro estará à venda de meados de 2009 em diante, será feito em Joinville, Santa Catarina, e terá um motor FTP turbodiesel, o S23. Com 2,3 litros de deslocamento, este quatro cilindros é capaz de desenvolver 127 cv a 3.600 rpm e 300 Nm a 1.800 rpm. O que a maior parte ainda não deve saber é que a TAC está apresentando o jipe no Salão do Automóvel, já com as mudanças que efetuou desde a última aparição, em 2006, e detalhes técnicos bem interessantes, além de fotos melhores do que as anteriores.



O tanque de 75 l de diesel do Stark, que deve lhe dar uma boa autonomia, fica à frente do eixo traseiro. Eixo, aliás, é modo de dizer, já que o Stark tem suspensão com braços dupla A, com dois amortecedores por roda, em cada uma de suas quatro rodas. Também tem freios a disco nas quatro rodas, o que o torna mais sofisticado do que se poderia esperar de um projeto inteiramente nacional. O curso da suspensão é de 18 cm, com vão-livre de 25 cm, ângulo de ataque de 45º e de saída de 48º, com sistema de roda livre em todas as rodas.

A distribuição de peso deve ficar próxima da ideal, com 50% do peso em cada um dos eixos, mas o número exato só será divulgado quando o modelo de produção em série tiver sido finalizado. O chassi, tubular, fica aparente em algumas partes da carroceria, que é construída em plástico reforçado com fibra de vidro por molde, o que torna todas as peças mais uniformes.

A transmissão é manual de cinco marchas, a FSO-2405D fabricada pela Eaton e também usada em modelos da Iveco. No futuro, o próprio motor S23 deve ser usado pela Iveco, único motivo pelo qual a TAC conseguiu o fornecimento de motores. Com volumes iniciais muito baixos, a marca catarinense, sozinha, não conseguiria justificar a produção do S23 no Brasil.

Os planos de exportação do TAC Stark só devem se iniciar quando o demanda brasileira der à fábrica a devida estabilidade na produção, assim como quando as qualidades e defeitos do modelo já tiverem se mostrado completamente. Maduro, o Stark deve partir para outras freguesias em breve. Demanda para isso já existe, de diversos países do mundo. Isso, sim, orgulha a nossa engenharia.









Fonte: TAC e MotorDicas