Um novo esportivo nacional nasce no Salão do Automóvel: o San Vito S1

Essa história diz muito sobre como o Brasil funciona. Grandes conquistas são sempre iniciativa de pessoas de classe média ou pobres, já que a chamada elite não se preocupa em construir, mas em comprar no exterior. É mais fácil. Isso se aplica em especial ao mundo automotivo. Já mostramos aqui grandes projetos nacionais que devem ficar no papel porque nenhum investidor se anima a ajudar seus designers a produzi-los. Quando aparece alguém, é algum estrangeiro que se apaixonou pela idéia. É por isso que todos os modelos nacionais são produto de sonhos (e, infelizmente, parece que todos duram apenas uma noite). Este é o caso de Vito Simone, designer aposentado da Ford que materializou seu sonho e o chamou de San Vito S1. Detalhe interessante: Simone não é brasileiro. É italiano.



O S1 é um carro pequeno (3,74 m de comprimento, 1,70 m de largura e 1,15 m de altura, com 2,16 m de entreeixos) e leve (meros 930 kg) impulsionado por um motor VW AP 1.8 turbo de 150 cv a 7.000 rpm que anda apenas com álcool, montado adiante do eixo traseiro. As rodas de aro 18" são calçadas por pneus 225/40 ZR18 nas dianteiras e 235/40 ZR18 nas traseiras, responsáveis pela tração.

Exposto no estande da revista Carro, o S1, segundo Simone, atinge 220 km/h de máxima e vai de 0 a 100 km/h em 6,5 s. O consumo de combustível é 6 km/l na cidade e 8 km/l na estrada. O início das vendas depende de homologação, assim como a definição do preço. Esperamos que seja acessível o suficiente para transformá-lo em mais do que mais um sonho.











Fonte: San Vito