O que o Dodge Viper seria se tivesse nascido em 1967? Rafael Reston responde

Alguns veículos são clássicos porque têm tradição e têm força, como o Chevrolet Corvette. Outros são clássicos pelo que representam. Este é o caso do Dodge Viper, um superesportivo que podia ter saído de linha com a crise que a Chrysler enfrenta, mas que será vendido a qualquer um disposto a mantê-lo vivo. O que este carro teria sido se tivesse nascido no passado, em 1967, digamos? Veja o que o designer brasileiro Rafael Reston acha disso abaixo. E nos diga se você concorda com a visão que ele teve.



"O projeto do Viper Concept 1967 surgiu da idéia de como seria o carro se ele tivesse surgido nos anos 1960. A partir dessa idéia, realizei uma grande pesquisa sobre os materiais e as técnicas construtivas da época, para que o carro fosse o mais fiel possível ao que poderia ser feito em 1967. Grandes faróis circulares, rodas de aro 15", muito cromado e curvas na superfície do carro, seguindo a tendência de design da época. Está presente no conceito também um pouco da linha Dodge da época, mas sempre fugindo para um lado mais esportivo, de um carro que não existia naquela época na própria Dodge", disse Reston ao MotorDicas.

Apesar de se parecer com um clássico, o Viper de Reston conservou as principais características de estilo do Dodge. "Mantive as linhas tradicionais marcantes do Viper dos anos 1990, como o teto abaulado, enorme capô, com o motorista dirigindo praticamente sobre o eixo traseiro, entrada de ar no capô e saída de ar lateral em formato de arco, além dos temas de lanternas e faróis." Sob o capô, Reston teria colocado um V8 440-Magnum V8, o mesmo usado pelo Challenger R/T da época, mas mais nervoso. "O V10, a meu ver, seria um pouco inviável na época da produção, elevando muito o custo do projeto e impossibilitando o carro de realmente brigar pelo mercado em 1967", disse Reston.

A pesquisa que o designer efetuou foi tão extensa que ele pôde até determinar o preço que o carro teria tido na época. "Segundo meus estudos, o preço-base do carro em 1967 seria de US$ 4.110, o que o tornaria realmente um grande concorrente ao Chevrolet Corvette." Considerando que o Viper não teve este passado, só esperamos que ele continue a ter futuro. Se possível, brilhante.














Fonte: Rafael Reston