Porsche Panamera mostra ter mais a oferecer que um rostinho diferente

Quando você aposta tudo que tem em apenas uma de suas habilidades, pode acabar se dando mal se essa habilidade deixar de ser considerada interessante. É por isso que pessoas e empresas tentam ter mais de um talento. A Porsche é conhecida por seus esportivos, mas sentiu que tinha de ser mais versátil. Daí o Cayenne, um utilitário esportivo de altíssima performance, mas utilitário. Agora a empresa alemã terá um carro familiar. Novamente, de altíssima performance, mas carro de família (rica). O nome deste veículo é Panamera, como vocês já sabem. O que você não conhecia era o interior do carro. E ele é tão impressionante quanto o exterior.



Os assentos dianteiros têm oito regulagens elétricas e os assentos traseiros também podem ter as suas, opcionalmente. O couro nestes bancos pode ter 13 padrões, quatro dos quais combinações bicolores. O acabamento pode ser encomendado em sete acabamentos diferentes, indo de fibra de carbono a madeiras nobres, como a oliveira.

A segurança é garantida por airbags espalhados pelo carro todo: na frente, laterais, como cortinas e até nos joelhos. Os bancos traseiros, dois e individuais, podem ter airbags laterais, também, se o comprador do carro quiser pagar a mais por eles.

A regulagem do volante também é elétrica, o que não encerra os itens de conforto deste cupê de cinco portas. O sistema de ar-condicionado pode ser regulado individualmente em cada um dos quatro bancos do carro tanto em temperatura quanto em velocidade.

Quem ama sistemas de som além do barulho do V8 que equipa as versões iniciais do Panamera vai gostar de saber que a Burmester criou o High-End Surround Sound System, um sistema de alta fidelidade em reprodução, para o Panamera. Ele usa 2.400 cm² de membranas sonoras, o que se traduz em 16 alto-falantes espalhados pelo carro, cada um com seu próprio canal de amplificador. São mais de 1.000 W. Para arrematar, um subwoofer ativo com um amplificador de 300 W Classe D completa o pacote.

O compartimento de bagagem tem tamanhos diferentes, dependendo da versão do carro. Para as versões S e 4S, ele tem a capacidade de carregar 445 l. Para a Turbo, o volume de carga é de 432 l. A Porsche divulgou logo de início que o Panamera teria 450 l de porta-malas, o que deve ficar para a versão de entrada, equipada com um motor V6 de 3,6 litros e 300 cv, que só será oferecida mais adiante.

As versões S, 4S e Turbo, as primeiras a serem vendidas, virão com um motor V8 de 4,8 litros. A S e a 4S terão 400 cv (294 kW). A S vem de série com uma caixa manual de seis marchas e tração traseira, mas pode ser opcionalmente equipada com a transmissão manual automatizada de dupla embreagem DPK, com dupla embreagem. Com esse câmbio, o Panamera S atinge 283 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 5,4 s. O Panamera 4S, que vem equipado de série com tração nas quatro rodas e a caixa PDK, atinge a máxima de 282 km/h, mas é mais rápido: 5 s para ir de 0 a 100 kkm/h.

São números impressionantes, mas nada que se compare ao Panamera Turbo, que conta com dois turbocompressores para levar o V8 4,8-litros aos 500 cv (368 kW). Ele também conta com PDK e tração nas quatro rodas de série e chega aos 100 km/h, partindo da imobilidade, em 4,2 s. A velocidade máxima é de 303 km/h.

Os preços para estas versões do Panamera são respectivamente de 94.575 euros (R$ 277,8 mil) para o S com câmbio manual de seis marchas, 98.085,50 euros (R$ 288 mil) para o S com PDK, 102.251 euros (R$ 300,3 mil) para o 4S e 135.154 euros (R$ 397 mil) para o Turbo. As vendas começam depois da apresentação oficial do carro, em abril, na feira AutoShanghai, na China.














Fonte: Porsche