Dacia apresenta seu primeiro carro-conceito em Genebra, o Duster

Da plataforma B0, que já deu à luz o Logan e o Sandero (sob o emblema Dacia, na Europa), também se esperava o nascimento de um crossover, ou seja, de um veículo com proposta off-road leve. Mais estilo que funcionalidade, como o Ford EcoSport e os aventureiros de butique do mercado. Apesar de a versão de produção em série ser certamente muito diferente, pode-se esperar que o nome deste veículo continue o mesmo do conceito que a Dacia e a Renault acabam de apresentar. Ele se chama Duster e será a grande estrela das marcas no Salão de Genebra. É um conceito que se transformará em realidade muito em breve.



O Duster tem 4,25 m de comprimento, 1,50 m de altura, 1,64 m de largura e um entreeixos impressionante de 2,80 m. Se ele mantiver essa medida generosa quando chegar ao mercado, o que não é nem um pouco difícil, ele chamará um bocado de atenção, além de vender na mesma medida. Isso porque, como acontece com todos os derivados da plataforma B0, o preço será baixo, especialmente se comparado ao dos concorrentes.

Além do enorme espaço interno que o carro oferece (e que inclui um porta-malas de 470 l), o conceito também tem um desenho extremamente ousado e agradável. Ele tem efetivamente quatro portas, ou seja, a tampa traseira, duas portas do lado direito (com direito a porta traseira suicida) e apenas uma do lado direito. O coeficiente de penetração aerodinâmica, ou cx, é de apenas 0.30, o que ajuda o motor turbodiesel 1.5 dCi a emitir apenas 139 g/km de CO2 e um consumo de 18,9 km/l. O motor gera 105 cv (77 kW) e 240 Nm a 2.000 rpm e é casado a uma caixa de câmbio manual de seis marchas.

O Duster pode atingir os 100 km/h partindo do 0 em 9,6 s, o que, com seus 1.300 kg e seu motor a diesel, mostram que ele tem um comportamento bem animado, reforçado visualmente por suas rodas de liga-leve de cinco raios e aro 21", além dos pneus 245/35 ZR21.

A versão de produção do crossover deve chegar ao mercado em 2010. E, a exemplo do Sandero, deve chegar primeiro ao Brasil. Isso porque a Renault já deve ter se cansado de ver o EcoSport reinar sozinho no segmento de utilitários pequenos e quer uma fatia. Grande, de preferência. O Duster pode ser a resposta para os anseios da marca francesa.





















Fonte: Renault