Koenigsegg e NLV seguem tendências automotivas com o Quant

Atualmente o mercado automotivo segue algumas tendências bem fortes. Cupês de quatro portas são uma delas, como Porsche Panamera, Lamborghini Estoque e Aston Martin Rapide podem provar. A outra são carros elétricos. Você pode ver que Chevrolet Volt, Tesla Roadster e Fisker Karma reforçam essa ideia. O fabricante sueco Koenigsegg conseguiu adotar as duas de uma vez só com o NLV Quant. Ou quase.



Como a foto mostra, o Quant não tem quatro portas, mas sim duas, enormes e no estilo asa-de-gaivota, que dão acesso aos quatro lugares do carro, que tem 3,10 m de entreeixos. O comprimento é de 4,88 m, com 1,34 m de altura e 2,02 m de largura.

A NLV é a empresa que desenvolveu as baterias e o sistema de recarregamento solar, apenas auxiliar. Na verdade, chamar o sistema FAES (Flow Accumulator Energy Storage, algo como armazenador de energia de fluxo, seja lá isso o que queira dizer) de baterias pode ser injusto. Até porque essas baterias, cuja tecnologia não é revelada, podem ser recarregadas em 20 minutos e têm uma autonomia de 500 km. Elas são, de longe, as melhores do mercado até agora, se a Koenigsegg conseguir cumprir com o que promete.

Como já se espera do fabricante sueco, o Quant é capaz de atingir uma excelente performance. Seu coeficiente de arrasto aerodinâmico é de 0,27, com um peso bruto projetado de 1.780 kg. Impulsionado por dois motores elétricos no eixo traseiro capazes de fornecer 512 cv e 715 Nm desde 0, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,2 s e atingir uma máxima de 275 km/h. As rodas são de liga-leve de aro 22", com pneus Michelin 245/35 ZR22 na frente e 265/35 R22 na traseira.

Fora isso, o Quant tem um sistema de recarregamento por luz solar que é revolucionário. Ele vem de um filme desenvolvido pela NLV e que envolve toda a carrocceria do veículo. Os preços estão para ser definidos, mas o carro será definitivamente colocado à venda em um futuro. Quanto mais próximo, melhor.











Fonte: Koenigsegg e NLV