Ariel Atom 500 terá seu próprio V8, com 3 litros e 500 cv

Há uma fabricante de carros britânica conhecida por fazer um dos veículos mais fantásticos do mundo na atualidade. A Ariel é a empresa responsável pelo Atom, um carro que é tão voltado à alta performance que nem chegou a ter parabrisa até bem pouco tempo atrás. Agora, a Ariel quer ser conhecida como a criadora do carro de série mais rápido já produzido na história. Conhecido como Atom 500 V8, o carro será apresentado em breve com uma produção limitada a 25 unidades. A Ariel acaba de divulgar os primeiros detalhes sobre o motor do carro, construído especialmente para ele.



A nova usina de força será um V8, como o nome já denuncia, com 3 litros, naturalmente aspirado. A potência será de 500 cv, o que indica que o motor, de apenas 90 kg, vai ser daqueles que gostam de girar alto. Considerando que o Atom 500 V8 pesará apenas 500 kg, teremos uma das melhores relações peso/potência do mercado: 1 kg/cv. O motor, além de leve, será extremamente compacto, com seus cilindros formando um "V" a 75º. Tração ajustável e controle de largada serão itens de série no novo bólido britânico.

A força do motor será transmitida às rodas traseiras por meio de um câmbio sequencial Sadev de seis marchas, com comandos manuais. A Ariel estuda dotar o carro de aletas atrás do volante para as trocas, mas isso ainda não está certo, assim como o preço. Mesmo assim, quase metade das 25 unidades do carro já foram vendidas, possivelmente em algum tipo de acordo em que os preços não contam. Para um carro que acelera de 0 a 96 km/h em menos de 2,5 s, isso não é surpresa nenhuma.



Fonte: Ariel