Ford Fusion bate recorde de autonomia com 2.326,6 km percorridos com um tanque

Essa notícia já é meio velhinha, mas tinha de estar aqui no MotorDicas. Quem não gostaria de ter um sedã médio-grande capaz de rodar 2.326,6 km com um tanque cheio e nada mais? Os consumidores dos EUA têm essa opção. E seu nome é Ford Fusion Hybrid. Ele estabeleceu essa marca com a ajuda de um time composto por Carl Edwards, o homem que voou (literalmente) na última corrida da última temporada da NASCAR, e Wayne Gerdes, atualmente o melhor motorista do mundo para levar um carro a seus limites no que se refere a consumo de combustível.



Considerando que o Fusion tem um tanque de 64,4 l, ele conseguiu uma média de 36,1 km/l. Essa é uma marca que poucos carros de produção em série já conseguiram obter, se é que algum já chegou lá. Mesmo considerando os microcarros, como o smart fortwo. É uma pena que este Fusion só esteja à venda nos EUA. Muitos outros mercados, como o brasileiro, estão sedentos por um veículo com tão pouca sede de combustível. Pouco importa se os números do recorde foram obtidos por pilotos profissionais. O caso é que o carro chega lá, especialmente se forem adotadas técnicas que a Ford chama de Eco Drivin. Veja-as abaixo:

• Reduzir a velocidade suavemente e manter uma pressão sempre uniforme no acelerador.
• Acelerar e reduzir a velocidade do carro sempre de forma gradual.
• Manter uma distância segura do carro da frente e antecipar as condições do trânsito à frente.
• Diminuir a velocidade do carro devagar até chegar a semáforos fechados e a sinais de pare; acelerar para chegar antes gasta combustível e freios à toa.
• Minimizar o uso de aquecedores ou de ar-condicionado para reduzir a carga que o motor tem de suportar.
• Manter as janelas fechadas em alta velocidade para reduzir o arrasto aerodinâmico.
• Acelerar e aproveitar o impulso para dar um descanso ao acelerador, voltando a pisar, de leve, no acelerador só quando a velocidade cair.
• Aumentar a velocidade antes de pegar uma subida e aproveitar a descida para ganhar velocidade sem acelerar.
• Evitar lombadas, valetas e buracos, que diminuem a velocidade do carro.

Dicas excelentes para você seguir se tiver a paciência para isso e estiver precisando economizar.











Fonte: Ford