"Quero um carro até R$ 12 mil, nem vou por no seguro." Tem certeza?

"Bom dia! Quero comprar um carro à vista, mas não queria gastar mais que R$ 12 mil. Tenho visto inúmeros anúncios de VW Gol, Chevrolet Corsa, Celta (tudo 1-litro)... Alguns me interessaram, mas um deles me chamou a atenção: um Fiat Siena 1998/1999 1.0 MPI 6 Marchas por R$ 10,5 mil. Pelas fotos o carro está em bom estado de conservação.

Levando em consideração motor, consumo, conforto e manutenção, esse Siena vale mesmo a pena? Ou com esse dinheiro é melhor comprar um outro modelo? Qual vocês me indicam?

Iria utilizar o carro para ir e voltar da faculdade, o meu trabalho é pertinho, vou de bicicleta mesmo. Usaria também para viajar de Santos a Piracicaba umas duas vezes ao mês. Quanto a carregar pessoas, seriam no máximo umas 3 ou 4.

Estou preocupado com conforto, manutenção e consumo (fazendo uns 10 km/l ou 11 km/l urbano acho que já está bom). Seguro acho que não vou colocar num carro desse valor.

Desde já agradeço!

Nelson Gato"


Boa noite, Nelson, tudo certo? Espero que sim e que continue, por isso segue meu primeiro conselho.

Tenho dúzias de amigos que pensaram como você: não vou colocar o carro no seguro porque não compensa; ele custa pouco. Sim, o valor do carro às vezes é baixo, mas eu pergunto: você tem a mesma quantia para comprar um outro veículo se o seu for roubado? Se não tiver, arriscar seu patrimônio é muito mau negócio.

Eu falava dos meus amigos. Voltando a eles, os caras compraram seus carros e deixaram sem seguro. Cansei de avisar que era dar sopa para o azar. Mais de um foi roubado, de maneira muitas vezes violenta: arma na cabeça, coronhada e coisas do tipo. Graças a Deus eles continuam vivos, mas bem mais pobres e andando a pé. Primeiro, porque os carros eram baratos, sim, mas eram tudo que eles podiam comprar (se eles tivessem mais grana, teriam pegado carros mais caros). Segundo, porque, sendo tudo que eles podiam comprar, quando foram roubados eles ficaram sem nada.

Para que o mesmo não aconteça com você, vou recomendar um carro de seguro barato e fácil de manter. Se houver algum problema, você estará protegido.

O Fiat Siena 6 Marchas não é o carro mais indicado para você. Ele até pode ter um belo porta-malas, mas o câmbio é italiano. Com isso, se você tiver algum problema com o câmbio, e ele aparentemente costuma dar problema, vai ter uma bela dor de cabeça para consertar.

Na faixa dos R$ 12 mil, os melhores carros para você seriam o Fiat Mille e o Chevrolet Celta. Isso porque ambos continuam em linha e são muito econômicos. Também são os modelos de manutenção mais baixa do mercado.



Destes dois, o Celta é o que tem o seguro mais baixo e concepção mais moderna. O Mille é o que tem as peças mais baratas e a manutenção mais fácil, até por ser um modelo com muito tempo de mercado. Também é o mais espaçoso. Ambos se equivalem em economia de combustível.

Há também opções de modelos mais equipados, mas mais velhos, o que eu não recomendo a você. Em se tratando de carros usados, você sempre poderá achar um veículo de 1990 impecável, pouquíssimo rodado, e um 2001 detonado e com mais de 300 mil km, mas o mais certo é que um modelo mais novo esteja em melhores condições, além de consumir menos e ser menos poluente.

Espero que você encontre um bom carro: sem batidas, pouco rodado e em excelente estado. E não deixe de assegurá-lo, por favor.

Um abraço,

Gustavo