"Prezado Gustavo,
A minha dúvida é sobre qual modelo hatch médio comprar. E ela reside especialmente nos quesitos preço (quero investir no máximo R$ 50 mil), qualidade e modernidade. Tenho uma preferência por motores 2-litros, especialmente pelo Chevrolet Astra (carro que já tive e que gostava muito, mas que vendi para comprar outro 1-litro, erro que jamais cometerei outra vez!), mas tenho ouvido que o carro tem uma aparência antiquada e que está ultrapassado em termos de mecânica e recursos...
Apesar disso (é verdade mesmo?) ainda o considero um carro interessante e o preço me parece excelente, comparando aos concorrentes equivalentes. Também não gostaria de comprar carro importado e considero a facilidade de manutenção importante. Enfim, quero sua ajuda para tomar minha decisão. Quero uma opinião técnica e isenta.
Abraço e obrigado!
Dimas dos Santos Quintella"
Olá, Dimas, como você está? Vamos a sua consulta sobre hatches médios.
Não sei se você já havia visto, mas já respondi a uma consulta sobre hatches médios. Na consulta, o Joélsio estava interessado em um Chevrolet Vectra GT. Esse carro é o sucessor natural do Astra, que já está, sim, bastante ultrapassado. Pena é o Vectra GT ser basicamente um Astra com uma aparência diferente, em vez de um modelo efetivamente mais novo, com uma plataforma melhorada.
Seja como for, essa será uma tendência para os próximos anos: veículos de aparência diferente construídos sobre uma mesma base. Tudo por conta de redução de custos. Se com isso pelo menos tivermos o direito aos mesmos carros feitos na Europa, já será um consolo para o fato de termos de pagar a mais por eles (quase o dobro) ou por veículos inferiores.
Com isso em vista, seria mais prudente comprar o Vectra GT, em vez do Astra, se ele não custasse mais de R$ 10 mil a mais. Considerando que se trata basicamente do mesmo carro, e que você já gosta do Astra, ele realmente oferece uma das melhores relações custo/benefício do mercado.
Em termos mecânicos, o Astra 2009 não está tão desatualizado quanto lhe disseram que está. O motor 2-litros de 140 cv do Vectra, mais econômico e moderno, é o mesmo que está sob o capô do Astra. Em todo caso, é um motor modernizado, não moderno. Moderno é o 1,8-litro do Honda Civic, que tem os mesmos 140 cv. Mas a Honda não fabrica o Civic hatch no Brasil, logo, não há um hatch da marca que eu pudesse lhe indicar.
O que é um problema no caso do Astra é que a chegada do projeto Viva, que deve ser lançado no segundo semestre deste ano, tende a tirá-lo de cena, deixando apenas o Vectra GT como hatch médio. Com isso, se as vendas do Astra não se mantiverem em um patamar alto, ele deve sair de linha. Ainda que seja um veículo muito bom de mercado, isso deve fazer seu preço cair. Se desvalorização é algo que o preocupa, o Astra não é o carro mais indicado para você. A opção seria um modelo mais moderno (e mais caro, especialmente com motor 2-litros).
As outras indicações de hatches médios estão na consulta do Joélsio. Dá uma espiada por lá para saber quais são as opções mais modernas. Falando rapidamente, seriam Ford Focus, Citroën C4 e Hyundai i30. Isso se você quiser gastar mais dinheiro. Não há hatches médios com motor 2-litros até R$ 50 mil. Só o Astra. Se a desvalorização não incomodar, ele será um bom companheiro para você, com certeza. Mas fique com ele por pelo menos uns dois anos, ok? Vender carros seminovos, como eu sempre digo, é pedir para perder dinheiro.
Para todos aqueles interessados em uma consulta parecida com esta, gostaria de pedir que, antes de mandarem seus e-mails para ghruffo@motordicas.com.br, vocês não se esqueçam de me passar que tipo de uso fazem com o carro, o que mais valorizam no veículo, quanto tempo pretendem ficar com ele, quantas pessoas vão transportar, em que tipo de terreno rodam (cidade, estrada, estrada de terra), se manutenção, desvalorização, seguro e consumo são fatores importantes e quanto pretendem gastar na compra.
Pode não parecer, mas perfeição não é absoluta. Para cada caso existe um modelo mais indicado. Também peço a paciência de vocês, já que o número de consultas cresceu muito e está difícil atender todo mundo.
Um abraço,
Gustavo