A Ford prepara uma picape pequena nova?

"Tenho uma Ford Courier, ano e modelo 2006, e quero trocá-la por uma zero, só que desde 2000 a Ford não muda o modelo. O Fiesta, que acho que é feito sob a mesma plataforma, já mudou duas vezes e, pelo que vi, vai mudar novamente, pois na China já foi apresentado o modelo novo. Vocês sabem me dizer o que a Ford tem a dizer sobre isso, o porquê uma camioneta tão boa não foi reestilizada, enquanto as concorrentes já mudaram seus modelos e mais de uma vez?

Aguardo!

Fernando Pexe
Cruz Alta-RS"


Fernando, obrigado por sua consulta!



A Ford Courier utiliza uma plataforma diferente da do atual Fiesta. A dela é a mesma do Ford Ka, que já foi a do primeiro Fiesta fabricado no Brasil, carrinho que saiu de linha como o Fiesta Street, você se lembra?



O que o mercado aponta já há algum tempo é que a Ford está desenvolvendo uma picape sobre a plataforma do novo Fiesta. Ela teria a mesma dianteira do EcoSport. O problema é que Camaçari trabalha no limite de sua produção. Depois que saiu o novo Ka (projeto B402), os rumores que circularam davam conta de que a picape, no fim, manteria a mesma base atual, mas com a dianteira do novo Ka. E essa opção é mais lógica porque São Bernardo do Campo trabalha abaixo de sua capacidade, ou seja, há espaço para novos produtos, ali. Para tornar uma história longa curta, a Courier deve mudar no ano que vem. Só não sabemos exatamente se ela será baseada no EcoSport ou no Ka.

Se você gosta da Courier, e pretende ficar com ela por pelo menos dois anos, como fez com sua última, a compra de um modelo 0 km não é uma má escolha. O que seria mau negócio seria a compra da picape e a intenção de comprar uma outra logo no ano que vem. Isso, aliás, eu não recomendo para nenhum veículo. Só compre um modelo 0 km se você tiver a intenção de ficar com ele por pelo menos dois anos. Três é o ideal.

Se você estiver preocupado com a possível depreciação que ela vai sofrer com a chegada de um modelo novo, meu conselho é que você procure uma Courier seminova com um bom desconto. Isso evitará o problema.

Outra opção seria pensar em outras escolhas, como a Fiat Strada, que mudou recentemente, e a Chevrolet Montana. Nenhuma delas tem perspectiva de mudanças no curto prazo. A Saveiro, que deve ser rebatizada de Arena, muda no ano que vem, então é uma escolha ruim. A Renault também cogita criar uma picape, possivelmente baseada no Sandero, que pode ser bastante interessante pela relação custo/benefício que esta linha oferece.

Espero ter conseguido ajudá-lo na escolha. Precisando, volte a me procurar.

Um abraço,

Gustavo