
O Karma pode parecer mais um veículo, mas ele é mais do que isso. É um dos passos no caminho de um transporte individual 100% dependente de eletricidade. Como o Chevrolet Volt, ele é um carro elétrico que usa um pequeno motor a combustão para gerar energia elétrica. Há os que o chamem de híbrido, mas não exatamente, já que a propulsão é inteiramente elétrica. Melhor do que o Volt, ele chega ao mercado no final do ano que vem. Isso ajuda a explicar a situação difícil da gigante norte-americana. Com a faca e o queijo na mão, ela vai perder a primazia de uma tecnologia importante para uma empresa praticamente desconhecida. O Volt só chega ao mercado em 2010, se tanto (há rumores de 2011...).
Com um preço estimado de US$ 80 mil, o Karma terá suas primeiras 99 unidades pintadas no azul com que ele foi apresentado em Detroit e numeradas, o que o tornará um item de colecionador em pouquíssimo tempo. Com capacidade de atingir mais de 200 km/h e de ir de 0 a 100 km/h em menos de 6 s, o sedã tem autonomia de 80 km só com as baterias e de até 1.000 km com o motor a combustão, dependendo do tamanho de seu tanque de combustível. Um belo modo de dizer boas-vindas ao futuro do transporte sobre quatro rodas.










Fonte: Fisker e Valmet