O Porsche Panamera seria oficialmente apresentado na próxima segunda-feira, mas, de acordo com o Autotelegraaf.nl, o pessoal da Auto Motor und Sport não soube brincar e quebrou o embargo antes da hora. Isso permitiu que o site holandês divulgasse a primeira foto do carro, além das informações que conseguiu em sua apresentação à imprensa, feita antecipadamente. Depois o site World Car Fans publicou outras. Veja abaixo.
O Panamera será um cupê de quatro portas com 4,97 m de comprimento, 1,93 m de largura e 1,42 m de altura com um generoso entreeixos de 2,92 m, suficiente para que seus quatro ocupantes se sintam bem à vontade. Para as bagagens, o porta-malas é de bons 450 l, ampliáveis a até 1.500 l se os bancos traseiros forem rebatidos.
Para fazer o motorista se sentir ainda melhor que os passageiros, inicialmente o Panamera terá três motores: um V6 3,6-litros de 300 cv, a gasolina, com injeção direta de combustível, um V8 4,8-litros de 400 cv, para o Panamera S, e o mesmo motor, com turbo e 500 cv, para o Panamera Turbo. Haverá a opção de câmbio de dupla embreagem, o PDK, para todas as versões, com trocas de marcha super rápidas e uma boa economia de combustível em relação a uma transmissão automática comum. A resistência aerodinâmica é de apenas 0.29.
A Porsche já anunciou que terá também uma versão híbrida, com motor a gasolina e elétrico conjugados, a Hybrid, com 350 cv, e nega de pés juntos que fará uma versão a diesel. Como ela dizia o mesmo do Cayenne, e o jipão acabou de ganhar o seu motor com gasóleo, melhor não acreditar muito nisso.
O Panamera será fabricado em Leipzig, assim como o Cayenne (viu, viu?), com 20 mil unidades anuais e o plano de chegar a 50 mil nos próximos anos. Os primeiros modelos a sair da fábrica serão o S e o Turbo, com o V6 surgindo logo depois. Da produção total, 20% serão da versão Turbo.
Fonte: Autotelegraaf.nl via AutoBlog e World Car Fans