PGO cria uma pequena shooting brake francesa, a Hemera

O fabricante francês de automóveis PGO é bem pouco conhecido fora de seu país. Não à toa. A empresa faz veículos pouco originais, escancaradamente inspirados no Porsche 356. O que eles têm de interessante é o bom desempenho com uma mecânica moderna. A primeira tentativa de um desenho um pouco mais original deu o resultado que você vê abaixo. Chamado Hemera, ele ainda é muito parecido com um 356. A única parte realmente original, a traseira, vai dividir opiniões.



O que certamente deve ser unânime serão os elogios à performance do carrinho. Afinal, ele chega a 200 km/h de máxima e vai de 0 a 100 km/h em cerca de 7 s. A culpa é de suas dimensões compactas (3,75 m de comprimento, 1,68 m de largura, 1,30 m de altura e 2,26 m de entreeixos) e de seu baixo peso. Em ordem de marcha, ele não passa de 980 kg.

Equipado com um motor de quatro cilindros e 2 litros da Peugeot, montado na dianteira, mas atrás do eixo, ele tem 140 cv a 6.000 rpm e 195 Nm a 3.000 rpm à disposição. A transmissão é de cinco marchas, com câmbio manual, ou de quatro, com câmbio automático.

As informações fornecidas pela empresa, confusas, dão a entender que o Hemera tem suspensão McPherson nas quatro rodas. Se isso for possível, é um elemento interessante, ainda que não necessariamente o melhor. A tração também não é mencionada, mas deve ser traseira. O preço bate em 33.333 euros, quase R$ 100 mil, ao câmbio de hoje. Mesmo no Brasil, com impostos nas alturas, é muito dinheiro. Um Civic SI soa uma opção mais adequada (e ele custa muito mais aqui que na Europa ou nos EUA...).









Fonte: PGO via Car Body Design