"Como se define o tamanho de um carro?"

"Boa tarde,

Gostaria de saber qual a definição para carro pequeno, médio e grande? Os carros são agrupados nestas categorias em razão do comprimento? Existe a definição de carro pequeno-médio e médio-grande?

Estou necessitando destas informações para definir as vagas de garagem no meu prédio.

Obrigado.

José Perez"


Bom dia, José, tudo certo?

Tamanho de carro é algo que muda bastante de país para país. No Brasil, seguimos as normas européias, mas também no Velho Continente as medidas variam muito. Aqui, no MotorDicas, seguimos a classificação por entreeixos, que diz o seguinte:

Entreeixos até 2,45 m: carro pequeno
De 2,45 m a 2,55 m: carro compacto premium
De 2,55 m a 2,65 m: carro médio-pequeno
De 2,65 m a 2,75 m: carro médio-grande
Acima de 2,75 m: carro grande

Esse critério leva em conta o espaço interno que o automóvel pode oferecer, um quesito importante na hora de escolher que carro colocar na garagem. No carro, só há duas formas de oferecer espaço aos passageiros: ou deixar os eixos distantes um do outro ou colocar os passageiros para sentar em uma posição mais alta em um entreeixos curto. Essa é a receita do Fiat Mille e do VW Fox. Não se recomenda colocar ninguém para sentar atrás do eixo traseiro ou à frente do dianteiro para evitar o chamado efeito alavanca, que joga o que estiver atrás ou à frente do eixo para cima em lombadas, por exemplo.

Como você precisa de uma classificação para definir as garagens de seu prédio, onde o que conta é o tamanho do automóvel, seja ele hatch, picape, sedã ou perua, eu recomendo outra, também européia, mas que leva em conta o comprimento dos veículos:

Até 3,5 m: minicarros
De 3,5 m a 4 m: carros pequenos
De 4 m a 4,4 m: carros médio-pequenos
De 4,4 m a 4,7 m: carros médio-grandes
Acima de 4,7 m: carros grandes

Essa classificação pode ser bastante simplificada para ser usada em edifícios. Eu a dividiria da seguinte forma:

Até 4 m: carros pequenos
De 4 m a 5 m: carros médios
Acima de 5 m: carros grandes

Espero que isso o ajude.

Um abraço,

Gustavo