"Dentre um Golf, um Polo e um 307 usados, qual devo escolher?"

"Gustavo, gostaria de comprar um carrro usado por ser mais barato e possuir mais opcionais. Estou em dúvida entre o VW Polo, Peugeot 307 e VW Golf.

VW Polo: a partir de 06/07, que já possui a frente nova, só que há uma confirmação de que a nova geração chegará em 2010, creio que isso desvalorizara demais o carro.

VW Golf: a manutenção é cara e me falaram que o carro com a frente anterior da nova já está ultrapassado (06/06 flash).

Peugeot 307: Não é o mais bonito dos três, é 06/07, frente nova, só que é o mais completo, mas tem o porém dos carros da Peugeot, que me parece que é a marca que está em primeiro no ranking em manutenção e dor de cabeça.

Você pode me mostrar a melhor escolha ou um carro nesse padrão que compense?

Obrigado!

João Paulo Nery"


Diga lá, João, tudo bem? Espero que sim.

Desvalorização é algo com que você não precisa se preocupar muito quando compra um carro usado. A não ser, é lógico, que queira vender rápido. E digo isso porque os três carros que você cogita comprar vão mudar ou já mudaram. A melhor opção, sob esse ponto de vista, é o VW Golf Flash, que vem com motor 1,6-litro flex. Como seu modelo já mudou, ele não vai desvalorizar mais. Quanto aos outros dois, só compensa comprar algum deles se você for ficar com o carro por um período de dois anos ou mais.



Se for esse o caso, o melhor dos três modelos que você escolheu é o VW Polo. Ele tem um excelente comportamento dinâmico, é relativamente econômico e não é um veículo muito visado. Se você precisar de um carro maior, a melhor opção volta a ser o VW Golf.

O Peugeot 307, apesar de mais completo, realmente pode apresentar defeitos caros, especialmente em seus módulos eletrônicos. Para piorar, o Peugeot 308 deve ser lançado por aqui no máximo até o ano que vem.

Quanto ao VW Polo, ele também deve mudar até 2010. O Golf, apesar de não ter essa previsão, pode sair de linha para dar lugar a uma versão hatch do VW NMS, um sedã que será feito para o mercado norte-americano, ou continuar à venda como uma versão mais barata.

Dentre as outras opções de hatches médios, o setor deve enfrentar uma revolução nos próximos meses. O mais atual é o novo Ford Focus, mas você dificilmente encontrará um usado abaixo de R$ 50 mil. Na faixa dos R$ 40 mil, que é a que você parece estar buscando, uma excelente opção seria o Nissan Tiida, que recebe este ano uma versão flexível. O usado é movido apenas a gasolina, o que pode ser um empecilho para você.

O Fiat Stilo deve continuar em linha, mas a marca lançará o Fiat Bravo ainda este ano. O Chevrolet Astra, recentemente renovado com o motor do Vectra GT, pode sair de linha se suas vendas se enfraquecerem.

São essas as suas opções, João. Espero que você se decida pela que o atenda melhor, algo que só você pode decidir.

Um abraço,

Gustavo